A Direção-Geral da Saúde (DGS), através do Programa Nacional de Saúde Ocupacional, participou na elaboração do Guia CASA+ “Trabalhar a partir de Casa e Cuidar da Saúde Mental”, que visa apoiar todos aqueles que devido às novas exigências se encontram em teletrabalho.
Este guia tem como objetivo apoiar os trabalhadores a trabalhar a partir de casa e fornece um conjunto alargado de recursos que ajudarão a enfrentar estes novos desafios de organização da vida diária e da sua adequação a novos modelos de trabalho que podem originar stress no trabalho.
O stresse no trabalho (ou stresse ocupacional) ocorre quando o indivíduo sente que as exigências do seu papel profissional são maiores do que as suas capacidades e recursos para realizar o trabalho.
Assim e no sentido de facilitar o ajustamento a novas rotinas de trabalho e reduzir a probabilidade de desenvolvimento de problemas de Saúde Psicológica, a DGS neste manual sugere que:
- Reconheça as dificuldades de adaptação ao regime de trabalho a partir de casa (teletrabalho)
- Saiba que é natural sentir-se stressado, cansado, frustrado e por vezes, sobrecarregado
- Aceite que a produtividade em teletrabalho não é igual à produtividade em regime presencial
- Reorganize as suas tarefas
- Estabeleça e cumpra objetivos e limites
- Planeie um ritual simples para começar e terminar o seu dia de trabalho
- Respeite os momentos de pausa e a necessidade de autocuidado
- Não se isole, reforce o contacto com colegas
Consulte aqui o guia completo CASA+.
Sabemos que é uma fase de adaptação para todos nós, mas cuide de si e de quem lhe é mais próximo.
Quando sentir dificuldade em gerir o stress lembre-se que esta situação é temporária e tente manter uma atitude positiva.
Se manifestar sintomas de stress extremo, insónias, alterações de apetite ou incapacidade em lidar com a situação, fale com o profissional de Saúde que lhe presta assistência habitualmente, ligue para o SNS24 (808 24 24 24) ou Contacte-nos. Estamos aqui para o ajudar.