Devido ao novo confinamento a maioria dos portugueses está em teletrabalho, Um ano depois, e numa altura em que estamos cansados física e psicologicamente, equilibrar a vida pessoal e profissional dentro de casa pode ser uma tarefa extremamente exigente.
Neste sentido, a Direção-Geral da Saúde apresentou 12 recomendações para um trabalho produtivo e saudável a partir de casa, que partilhamos consigo:
1 – Mantenha uma rotina diária estruturada: tente respeitar os horários de acordar/deitar, de início/fim do período de trabalho e das principais refeições. A higiene pessoal e o vestuário não deverão também ser descurados. Valorize o descanso para restabelecer energias e o equilíbrio pessoal.
2 – Defina um espaço para trabalhar: defina um espaço que permita a concentração e que facilite a desativação no final do dia. Caso o partilhe com outro familiar devem ser estabelecidos horários de utilização (procure definir um sinal com os familiares que indique que não deve ser interrompido).
3 – Adeque o seu ambiente de trabalho: o espaço de trabalho deve estar limpo e arrumado, ser silencioso, ter temperatura confortável e janela para possibilitar iluminação natural e arejamento. Deve também ter iluminação adequada (se necessário recorra a iluminação localizada).
4 – Evite posturas de trabalho inadequadas: posições de trabalho fora do conforto articular podem causar incómodo ou dor localizada. Procure ajustar o mobiliário e os equipamentos de trabalho de forma a ter o maior conforto e permitam bem-estar corporal.
5 – Reorganize o tempo de trabalho: defina períodos/pausas de trabalho (a pausa deve ser feita noutra divisão). Reduza fatores de distração (ex. redes sociais, televisão) durante o período de trabalho. Realize uma lista de tarefas para se sentir organizado, motivado e produtivo enquanto trabalha em casa.
6 – Adapte o seu trabalho: estabeleça prioridades e objetivos de trabalho apresentando-os e negociando-os com a sua chefia.
7 – Mantenha-se informado por fontes fidedignas: mantenha-se atualizado mas evite consultar fontes de informação que não sejam oficiais de forma a evitar gerar ansiedade e preocupação acrescidas.
8 – Ative e reforce a sua rede social de suporte.: recorra às novas tecnologias (ex. videoconferências, videochamadas) e a telefonemas para manter um contacto social regular.
9 – Pratique exercício físico: a prática de exercício físico favorece o bem-estar físico e mental. É importante a mobilização de coluna e membros superiores. Recorra a exercícios on-line .
10 – Efetue uma boa alimentação: mantenha uma alimentação variada e equilibrada e beba água com frequência. Deve evitar snacks hipercalóricos, ricos em sal, açúcar e gordura.
11 – Realize atividades aprazíveis fora do tempo de trabalho: Identifique as atividades possíveis de realizar neste contexto de pandemia (ex. ler, pintar, meditar, dançar, ouvir música) e coloque-as em prática (mesmo que seja on-line). Valorize os momentos diários (ex. apanhar sol na varanda).
12 – Informe e aconselhe-se com o Serviço de Saúde Ocupacional da sua empresa. Emoções negativas extremas, dor ou desconforto para além do habitual, que interfiram com o seu trabalho devem ser-nos comunicadas. Estamos aqui para o ajudar. Se necessitar de uma análise ergonómica ou ajuda com o teletrabalho contacte-nos!
Consulte aqui o infográfico publicado pela DGS.