Portugal é o quarto país europeu com mais acidentes de trabalho. Depois da Roménia, da Bulgária e da Áustria, é em Portugal que os trabalhadores são com maior frequência vítimas de acidentes de trabalho que resultam na sua morte.
Todos os dias, os trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho. Na União Europeia, em 2017, mais de dois milhões de acidentes deste tipo resultaram em ausências superiores a quatro dias do posto de trabalho e 2.912 resultaram mesmo na morte dos trabalhadores. Portugal é o quarto país do bloco comunitário com mais acidentes fatais por 100 mil trabalhadores.
Estes dados foram publicados publicados no dia 28 de abril como forma de marcar o dia internacional da Segurança e Saúde no Trabalho, procurando alertar e promover a Saúde Ocupacional.
De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Eurostat, a taxa de incidentes fatais na União Europeia tem recuado, nos últimos anos: de 2,87 por 100 mil trabalhadores em 2010 para 2,25 por 100 mil trabalhadores em 2017.
Em 16 dos 27 Estados-membros a taxa de acidentes fatais é superior à media. Portugal aparece em quarto lugar, com 3,86 acidentes fatais por cada 100 mil trabalhadores. Esta taxa é significativamente mais baixa do que aquela que tinha sido registada nos últimos anos. Por exemplo, em 2009, estava nos 5,6 por 100 mil trabalhadores.
Ainda assim, Portugal está longe dos países onde os acidentes de trabalho são menos frequentes.
É importante não descurar nunca a segurança e saúde no dia-a-dia e lembrarmo-nos sempre que todos os acidentes são evitáveis. Siga as recomendações e trabalhe em segurança.