Hoje, dia 28 de abril, celebra-se o dia Internacional da Segurança e Saúde no Trabalho.
Todos os trabalhadores têm o direito de desenvolver o seu trabalho em segurança. Contudo, todos os anos cerca de 3000 de trabalhadores perdem a vida mundialmente na sequência de acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A pandemia que atravessámos colocou a necessidade de proteger o trabalhador como tema central de discussão e uma prioridade em todo o mundo, mostrando que a única forma de proteger o trabalhador é cooperar e dialogar.
Assim, o dia internacional da Segurança e Saúde no Trabalho procura alertar para a necessidade de prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais a um nível mundial.
Neste âmbito, foi organizado este ano um webinar global (em Inglês, Francês e Espanhol) onde se procurou abordar a temática da importância do diálogo social para promover uma cultura positiva de saúde ocupacional.
Este webinar contou com a participação de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e de Joaquim Pintado Nunes, responsável pelo ramo de administração, inspecção e segurança do trabalho na Organização Internacional do Trabalho, entre diversos oradores de todo o mundo.
O diálogo social implica o envolvimento e participação dos representantes dos trabalhadores, empregadores e todos aqueles envolvidos no processo produtivo na manutenção de locais de trabalho que coloquem a protecção do trabalhador no topo das prioridades.
Concluiu-se que locais de trabalho com maior envolvimento dos trabalhadores na tomada de decisão mostraram um decréscimo de 64% nos incidentes de trabalho e de 58% em hospitalizações.
Isto mostra que a comunicação entre trabalhadores e empregadores é a melhor forma de conciliar interesses e implementar medidas que protegem o trabalhador e que salvam vidas.
A principal mensagem deste webinar e que partilhamos aqui consigo é a seguinte: Vamos agir juntos no sentido de construir uma cultura positiva de Segurança e Saúde no Trabalho!
veja aqui o webinar completo.