Saúde e Trabalho

Comportamentos de Risco – O que são e como evitá-los na sua empresa

 Comportamentos de Risco – O que são e como evitá-los na sua empresa

Todas as empresas devem garantir a saúde física e psicológica dos seus funcionários, implementando medidas coletivas de segurança, que assegurem a proteção dos colaboradores.

Contudo, consciente ou inconscientemente, os trabalhadores apresentam comportamentos de risco que podem colocar em causa a segurança.

É importante conhecer e identificar estes comportamentos no ambiente de trabalho, que reduzem a segurança dos colaboradores e os torna mais vulneráveis a possíveis acidentes de trabalho.

 

O que é um comportamento de risco?

Comportamentos de risco é uma atitude inadequada de um trabalhador perante a sua função e que poderá dar origem a um acidente de trabalho e colocar em risco a sua própria vida e a dos outros colegas de trabalho.

Esta atitude inadequada gera ou amplia a possibilidade de riscos como, por exemplo, operar equipamentos sem formação adequada ou subestimar o perigo existente em determinada atividade laboral.

O comportamento de risco aumenta a probabilidade de acidentes, seja pela introdução de uma abordagem insegura ou pelo desconhecimento das medidas preventivas e de segurança previstas no plano de prevenção.

 

Quais são os principais comportamentos de risco?

Os principais comportamentos de risco são:

  • Não utilizar o equipamento de proteção adequadamente: O uso de EPI é obrigatório. No entanto, nem todos os colaboradores os utilizam, por vezes por não ter conhecimento do real risco que corre em determinada tarefa e das consequências que podem advir da falta do seu uso.
  • Utilizar ferramentas inadequadas: Utilizar ferramentas sem a devida manutenção ou inadequadas à tarefa desempenhada pode expor o trabalhador a riscos.
  • Falta de atenção e ritmo acelerado: Ter como objetivo apenas a produtividade ou a vontade de querer terminar o serviço rapidamente, reduz os cuidados com a segurança e pode provocar acidentes.
  • Operar máquinas ou equipamentos sem formação adequada: A formação para uso de determinada máquina ou equipamento ensina a melhor forma de operar o equipamento, explica os riscos que este apresenta e ensina como evitá-los. Se determinada máquina ou equipamento for usado por um funcionário inapto, ele arrisca a sua vida e a vida de todos ao seu redor.
  • Sentir-se mais seguro do que realmente está: Ter confiança na tarefa desempenhada é muito importante para realizar um bom trabalho, porém se a percepção de segurança não corresponder à realidade o trabalhador irá subestimar as normas de segurança e colocar-se em perigo.

 

Como evitar os comportamentos de risco?

Os comportamentos de risco podem ser evitados através de:

  • Ações de sensibilização: são um ótimo meio de informar e educar os colaboradores sobre a importância de adotar comportamentos seguros. Isto poderá incluir diálogos de segurança regulares, disponibilização de informação através de cartazes informativos, folhetos sobre a importância do uso de EPI, etc.
  • Controlo da formação dos trabalhadores: Algumas atividades exigem que os trabalhadores tenham formação específica em determinada matéria, a qual deve ser renovada periodicamente.  É importante saber exatamente se o seu trabalhador tem a formação em dia para executar determinada tarefa. Caso tal não se verifique, substitua esse colaborador por outro, devidamente qualificado.
  • Uso correto de EPI: Certifique-se com frequência de que todos os trabalhadores utilizam o EPI, e que o fazem de forma correta. É importante também assegurar que o EPI é substituído respeitando as validades recomendadas.
  • Uso correto de ferramentas: Da mesma forma que devemos controlar o uso de EPI devemos fazê-lo também relativamente às ferramentas de trabalho: se são usadas corretamente e se estão em bom estado de conservação.
  • Avaliação da saúde mental dos trabalhadores: observe possíveis comportamentos inadequados, conflitos entre os trabalhadores ou situações de afastamentos de trabalhadores por motivos relacionados com a saúde mental.

 

A SST é um processo de melhoria contínua que deve envolver todas as áreas da empresa. Isto inclui os comportamentos de risco dos trabalhadores no local de trabalho, que devem ser alvo de controlo e correção constante.

Assim, com os trabalhadores totalmente inseridos numa cultura de SST, o ambiente de trabalho torna-se mais seguro. A eliminação dos comportamentos de risco no trabalho influencia o desempenho da SST e depende muito da sensibilização, mudanças e investimentos em ações preventivas.

Se precisa de ajuda para reforçar a cultura de segurança da sua empresa contate-nos!