Saúde e Trabalho

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

 Equipamento de Proteção Individual (EPI)

O EPI desempenha um papel vital para a segurança no trabalho e apresenta inúmeros benefícios não só para os colaboradores como para as empresas. Assegurar o máximo de segurança para os funcionários deve ser algo prioritário em todas as empresas e para tal o papel do EPI é fundamental.

 

O que é o EPI?

Equipamento de Proteção Individual é qualquer equipamento destinado a ser usado pelo trabalhador para sua proteção contra um ou mais riscos suscetíveis de ameaçar a sua segurança ou saúde no trabalho, bem como qualquer complemento ou acessório destinado a esse objetivo.

O EPI destina-se então a proporcionar segurança ao trabalhador no desempenho do seu trabalho, o que inclui proteção contra acidentes de trabalho e até doenças que podem decorrer da função desempenhada.

Os EPI representam a terceira linha de defesa do trabalhador perante o risco de acidente, sendo que deve ser utilizado quando os riscos não puderem ser evitados por medidas de prevenção inerentes à organização do trabalho ou por meios de proteção coletiva.

Como deve ser escolhido o EPI mais adequado?

Cada organização deve possuir procedimentos internos de planeamento, gestão e controlo de distribuição dos EPI aos seus trabalhadores e só deve adquiri-los se a marcação CE estiver presente e se a respetiva informação técnica adequada for fornecida pelo fabricante.

Os diferentes tipos de EPI a selecionar em cada empresa devem ter em conta:

  1. As funções ou tarefas realizadas pelos trabalhadores
  2. A categoria, classe de risco e dados antropométricos dos trabalhadores
  3. Os níveis de risco presentes na organização

Para além de um estudo prévio, que deve envolver os trabalhadores na escolha do EPI mais adequado à tarefa a executar, devem sensibilizar-se os trabalhadores que têm a necessidade de utilização dos EPI para:

  • Utilizarem o equipamento de proteção de forma adequada
  • Estarem cientes das situações em que o EPI é necessário
  • Saberem que tipo de equipamento de proteção é necessário para cada função
  • Entenderem as limitações do EPI na proteção de trabalhadores contra lesões
  • Saberem como colocar, ajustar, vestir e retirar EPI devidamente
  • Manter o equipamento de proteção em perfeitas condições de utilização

É função do empregador disponibilizar os EPI necessários para a execução do trabalho, tendo os serviços de segurança do trabalho um papel vital, e legal, de supervisão na seleção e dimensão dos EPI.

É responsabilidade do trabalhador garantir o uso correto do EPI e a manutenção deste em perfeitas condições de utilização, devendo alertar o empregador quando a sua eficácia estiver comprometida.

Qual a importância do EPI na segurança no trabalho?

O EPI é imprescindível nas empresas, uma vez que preserva a saúde do colaborador face aos riscos laborais a que se encontra exposto, não apenas de forma imediata (prevenindo acidentes de trabalho) mas também de doenças ocupacionais que prejudiquem o bem estar dos colaboradores expostos a fatores nocivos de forma continuada, que podem resultar em problemas de saúde a longo prazo.

Outro elemento incontornável é a legislação: fornecer o EPI necessário e adequado não é apenas uma boa prática, mas também uma norma de segurança do trabalho.

Dessa forma, o EPI é não só essencial para preservar a saúde dos colaboradores mas também é responsável por trazer economia para as empresas.

 

Vantagens do uso de EPI

Além obrigatório por lei o EPI é ao mesmo tempo uma forma inteligente e efetiva de evitar acidentes de trabalho. O uso de EPI traz, portanto, benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

 

Vantagens para a empresa

1. Redução de acidentes

Muitos acidentes de trabalho podem ser prevenidos com o uso correto de EPI. Assim, a empresa preserva a saúde dos trabalhadores ao mesmo tempo que evita eventuais multas e custos de afastamento de colaboradores.

2. Aumento da produtividade

A produtividade do colaborador aumenta quando ele se vê protegido, o que se deve à maior tranquilidade no trabalho e à consciência de que a empresa se preocupa com a sua saúde.

Assim, possuir os materiais corretos e úteis para o desempenho do trabalho garante uma melhor e mais eficiente execução das tarefas. Além disso, com a segurança no ambiente de trabalho, a quantidade de colaboradores que terá de se ausentar será menor. Dessa forma, a empresa consegue aumentar sua produtividade e realizar o trabalho com maior eficiência.

3. Melhor desempenho

O trabalho torna-se mais efetivo quando a proteção correta é aplicada. A tensão no ambiente diminui, as ações tornam-se mais assertivas e a empresa melhora o seu desempenho como um todo.

4.  Cumprimento da lei

Fornecer os EPIs necessários é, também, uma obrigação das empresas. Assim, disponibilizar EPI aos trabalhadores assegura que a organização cumpre a lei, o que evita eventuais custos com multas resultantes de auditorias externas.

5. Imagem da empresa reforçada no mercado

Empresas que cumprem e lei e as boas práticas são vistas como sérias e credíveis no mercado. Isto melhora a imagem das empresas, contribuindo para novos investimentos e novas parcerias.

Vantagens para o trabalhador

6. Maior proteção

O colaborador que utiliza EPIs está mais protegido contra acidentes, doenças e quaisquer consequências para a sua saúde, resultantes de irregularidades no ambiente de trabalho. Sendo assim, investir nesses equipamentos é fundamental para fornecer condições ideais de trabalho e preservar saúde do trabalhador a longo prazo.

7. Aumento da qualidade de vida

O trabalhador está grande parte do seu dia a trabalhar, pelo que é de extrema importância manter a qualidade de vida no ambiente laboral. Um trabalhador protegido é um trabalhador motivado e satisfeito que estará menos suscetível ao stresse e outros problemas psicológicos.

8.Prevenção de acidentes

Um acidente de trabalho impacta a vida do trabalhador em âmbitos que vão além do profissional. Dependendo dos danos causados, a sua vida pessoal, social e até psicológica nunca mais serão as mesmas. Assim, evitar acidentes é uma forma de preservar as pessoas.

 

Cabe a cada empresa garantir a consciencialização dos trabalhadores quanto à necessidade do uso de EPI e do seu correto manuseamento.

As vantagens do uso de EPI e o seu impacto no desempenho das organizações serão sentidos no dia a dia da empresa, traduzindo-se em resultados progressivos e satisfatórios.

Está interessado em aumentar a segurança na sua empresa e melhorar as condições de trabalho dos seus trabalhadores? Contacte-nos!