A nova campanha da EU-OSHA “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2023-25” inicia-se hoje. Através do site da iniciativa pode consultar uma grande quantidade de informação e materiais sobre a campanha.
Durante este mês, a EU-OSHA irá publicar relatório e estudos de caso sobre robótica, IA, sistemas de monitorização e trabalho em plataforma.
A 15 de Maio, a EU-OSHA lança o relatório “Segurança e Saúde no trabalho na Europa: estado e tendências 2023”, por ocasião da cimeira da União Europeia sobre segurança e saúde no trabalho. Este relatório apresenta um panorama sobre potenciais melhorias, desenvolvimentos, áreas de preocupação e desafios no domínio da SST.
A campanha “Locais de trabalho seguros e saudáveis 2023-25 ” sensibiliza para o impacto das novas tecnologias digitais no trabalho e nos locais de trabalho e para os desafios e oportunidades associados em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST). Proporciona igualmente uma plataforma para o intercâmbio de soluções em matéria de boas práticas.
Em consonância com a abordagem de «visão zero» relativamente às mortes relacionadas com o trabalho do Quadro Estratégico da UE para a Saúde e Segurança no Trabalho 2021-2027 bem como com os objetivos da Estratégia Digital Europeia, a campanha procura integrar a SST no debate político mais vasto da UE e também tem em conta a dimensão de género e as necessidades de grupos específicos de trabalhadores em situação de maior risco.
São cinco as áreas prioritárias que conferem estrutura à campanha:
- Trabalho em plataformas digitais
- Robótica avançada e inteligência artificial
- Trabalho à distância
- Sistemas digitais inteligentes
- Gestão de trabalhadores através da inteligência artificial
A campanha baseia-se principalmente nos resultados e recursos da Visão geral da SST sobre a digitalização 2020-2023, mas inclui também a investigação da EU-OSHA noutros domínios, tais como Estudos prospetivos e a Visão geral da SST em matéria de apoio à conformidade.
Apesar das vantagens, o impacto da digitalização na área da saúde ocupacional é recente, estando ainda por conhecer e explorar. É importante abordar os potenciais desafios e riscos de forma a adaptar adequadamente as diretrizes que garantem a saúde e segurança dos trabalhadores.
Esta campanha vem alertar para o impacto destas novas tecnologias nos locais e métodos de trabalho e os desafios e oportunidades que daí advêm na área da saúde ocupacional, tendo em vista os seguintes objetivos estratégicos:
- contribuir para um maior conhecimento acerca do uso seguro e produtivo das tecnologias digitais de forma transversal em todos os setores
- alertar para os desafios na área da saúde ocupacional relacionados com a transformação digital no ambiente laboral
- informar sobe os riscos emergentes e oportunidades
- promover a avaliação de riscos e gestão de segurança das tecnologias digitais no espaço laboral
- fomentar a troca de informação e boas práticas entre os principais envolvidos