Saúde e Trabalho

16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

 16 de Outubro – Dia Mundial da Alimentação

Passamos a maior parte do dia no nosso local de trabalho. Garantir a proteção e a promoção da saúde a todos os trabalhadores através de ambientes de trabalho saudáveis é fundamental para assegurar níveis elevados de saúde e bem estar e menores taxas de absentismo. Siga as nossas dicas para colocar em prática hábitos eficazes para aumentar a qualidade da alimentação dos seus funcionários.

A nutrição afeta a saúde das organizações tanto quanto a dos indivíduos. A alimentação tem impacto na capacidade de concentração, sentimento de bem-estar, capacidade de lidar com adversidades e muito mais.

A boa notícia é que promover uma mudança para melhor é relativamente simples. Apenas precisa de seguir alguns passos e contar com o apoio de especialistas.

Impacto da alimentação na vida laboral

Os nossos níveis de energia são determinados pelo que consumimos. O corpo decompõe os nutrientes que ingerimos em glicose, o combustível que nos permite realizar as tarefas diárias. O ideal é consumir alimentos com baixo índice glicémico para que os nutrientes ingeridos se transformem em glicose de forma mais constante, sem aumento e queda brusca de energia, fluindo para a corrente sanguínea de forma equilibrada, permitindo que mantenha o foco ao longo do dia.

Cada trabalhador tem metabolismos e necessidades específicas, pelo que é importante uma abordagem personalizada da nutrição e da dieta individual.

Programas de alimentação inadequados e nutrição deficiente são a base de muitos problemas no local de trabalho: moral, segurança, produtividade e, a longo prazo, saúde dos trabalhadores e das organizações.

De forma geral, uma alimentação deficiente pode originar doenças como:

  • Diabetes
  • Doença cardíaca
  • Osteoporose
  • Hipertensão
  • Problemas digestivos

A nível de desempenho laboral pode ainda dar origem a diferentes distúrbios como:

  • falta de energia
  • variações de humor
  • problemas de memória, raciocínio e concentração que podem aumentar o risco de acidentes de trabalho
  • consequente queda no desempenho e produtividade do trabalhador
  • anemia
  • excesso de peso e obesidade
  • aumento do absentismo

Se somos o que comemos, o que será de uma equipa que se alimenta mal?  É seguro dizer que a alimentação pode ser responsável pelo baixo rendimento de um profissional, independentemente do tipo de atividade que exerça. Logo, incentivar melhores hábitos alimentares é um investimento não só na saúde dos funcionários, mas também para os resultados da empresa.

Sabia que…

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma dieta nutricional adequada pode aumentar os níveis de produtividade das equipas em 20%.

Benefícios de uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável traz diversos benefícios, seja no ambiente laboral ou fora dele. Por isso, alimentar-se bem é um verdadeiro investimento pessoal em longevidade, vitalidade e disposição para exercer todas as atividades da vida profissional e pessoal, porque garante:

  • Melhoria da saúde e do bem-estar geral
  • Melhor humor, maior satisfação com a empresa e redução da rotatividade
  • Aumento da produtividade
  • Redução de acidentes de trabalho
  • Redução de faltas por doença e consequentes custos
  • Aumento da capacidade de concentração e aumento da produtividade
  • Melhoria na memória e do raciocínio

 

Medidas corporativas

No ambiente corporativo, a relação entre a alimentação saudável e o desempenho profissional é muito grande e os reflexos são facilmente percebidos no desempenho e produtividade dos colaboradores.

Ao liderar uma empresa em busca de maior produtividade, a estratégia mais prática e simples é educar a equipa sobre os benefícios dos alimentos que comem e apoiar mudanças de estilo de vida que serão recompensadas ao longo do caminho. Siga as seguintes dicas na sua organização:

1 Compreenda os desafios e apresente um plano de nutrição avaliando os problemas que os funcionários e a organização como um todo enfrentam: A empresa promove uma alimentação saudável? A equipa tem acesso a água potável enquanto trabalha? Nos intervalos existe acesso a fruta fresca? É possível encontrar um almoço saudável e saboroso sem grande esforço físico e económico?

2 Estabeleça metas que demonstrem por que esse problema é tão importante para a empresa. Encontrar objetivos semelhantes entre os colegas de trabalho provavelmente levará a resultados melhores, mais tangíveis e mensuráveis.

3 Prepare uma lista de ferramentas que serão úteis durante o processo, seja por meio de acesso a aplicativos de receitas saudáveis com vídeos e instruções ou fornecendo aos funcionários acesso a nutricionistas qualificados.

4 Reestruture o ambiente de trabalho e apoie os funcionários na mudança, proporcionando-lhes acesso fácil a ingredientes saudáveis e equipamentos (por exemplo microondas) para preparar suas próprias refeições que os incentivará a passar o dia sem ter que ceder a tentações como fast food.

5 Facilite o acesso a alimentos nutritivos a todos no escritório. é a melhor forma de garantir que  equipa ingere pelo menos uma refeição balanceada por dia. Pode ser por meio de uma venda local, uma despensa comum ou desenvolvendo um relacionamento com empresas que ofereçam opções saudáveis.

6 Incentive intervalos ao longo do dia e desencoraje a equipa a comer à frente do computador. Se possível disponibilize uma área de refeições na empresa. Quando separamos um tempo para apreciar aquilo que comemos, baixamos a probabilidade de optar por opções rápidas e menos saudáveis. Além disso, inspirar os funcionários a seguir um horário específico para fazer uma pausa para comer irá incentivá-los a ver a alimentação de uma forma mais cuidadosa.

7 Informe os trabalhadores construindo uma educação alimentar bem fundamentada, através de ações de sensibilização sobre uma alimentação saudável. Desta forma a empresa ajuda a equipa a preparar refeições mais saudáveis e saborosas e reconhecendo más escolhas. Promover a alimentação saudável no seu local de trabalho irá incentivar melhores hábitos e prevenir deficiências nutricionais que podem afetar a produtividade de toda a equipa.

 

Estimular hábitos alimentares saudáveis constrói um sólido bem-estar corporativo

Oferecer aos funcionários uma melhor compreensão acerca do valor de uma alimentação saudável é um passo significativo no sentido de melhorar a saúde geral da sua força de trabalho.

O mundo corporativo tem vindo a adotar cada vez mais a promoção da alimentação saudável como estratégia de qualidade de vida no trabalho. E o resultado é muito satisfatório, assim como o retorno sobre o investimento. Contar com a ajuda de um nutricionista é a melhor opção para garantir um apoio sólido à sua equipa.

 

Sabia que…

A DGS (Direção Geral da Saúde) e o PNPAS (Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável) participaram num grande projeto europeu para promover a alimentação saudável nos locais de trabalho. O PNPAS participa com a EDENRED num programa de combate à obesidade e de melhoria dos hábitos alimentares nos locais de trabalho a nível europeu intitulado FOOD – Fighting Obesity Through Offer and Demand com outras instituições e universidades europeias, com diretrizes para uma alimentação saudável nos locais de trabalho. O PNPAS da Direção-Geral da Saúde comemorou o ano passado 10 anos de existência. Assista ao vídeo:

 

 

Se precisa de um acompanhamento para promover a saúde na sua empresa e implementar hábitos alimentares saudáveis fale connosco e iremos acompanhar a sua equipa e a sua empresa.

Se algum colaborador da sua equipa precisa de acompanhamento na área de nutrição temos também disponíveis consultas individuais na nossa Clínica.