Celebra-se hoje o dia do Médico, data simbólica que homenageia estes profissionais. Todos reconhecemos a importância dos Médicos de todas as especialidades na garantia da nossa saúde. Mas será que conhece a real importância do Médico do Trabalho e de que forma este garante a saúde dos seus trabalhadores e da sua empresa?
Como sabemos, a garantia da saúde e a segurança dos trabalhadores é um fator de extrema importância para todas as empresas. O Médico do Trabalho tem um papel fundamental no bem-estar dos colaboradores, assegurando aos trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões física e mental, e a interação saudável entre as pessoas, o seu ambiente social e o trabalho.
Quem é considerado Médico do Trabalho?
É considerado médico do trabalho o licenciado em Medicina com especialidade de Medicina do Trabalho reconhecida pela Ordem dos Médicos.
O Médico do Trabalho é responsável pela realização dos exames ocupacionais e pela elaboração da respetiva ficha de aptidão médica, que atesta que o trabalhador se encontra apto a continuar a trabalhar na sua função.
Quais as principais responsabilidades do Médico do Trabalho?
O Médico do Trabalho é o profissional especializado e apto a avaliar a relação entre a saúde dos trabalhadores e o trabalho que desempenham, visando a prevenção de acidentes e doenças profissionais e a promoção da saúde e qualidade de vida.
O médico do trabalho possui um profundo conhecimento do trabalho desempenhado por cada trabalhador de forma a permitir relacionar a saúde deste com a atividade profissional, garantindo a sua segurança e bem-estar no seu ambiente profissional. A saúde dos trabalhadores é a sua prioridade, eliminando situações de trabalho que geram riscos profissionais e locais de trabalho perigosos.
Quais as responsabilidades do Médico do Trabalho?
- Realizar consultas médicas para avaliar e comprovar a aptidão física e psíquica dos trabalhadores, de acordo com a periodicidade definida na lei ou, se necessário, reduzir essa periodicidade. Recorde aqui a periodicidade dos exames de Medicina do Trabalho.
- Definir o tipo de exames complementares a serem realizados pelo trabalhador, tendo em conta os riscos a que este se encontra exposto
- Colaborar na identificação e prevenção de riscos ocupacionais
- Diagnosticar e fazer o seguimento de doenças derivadas do trabalho
- Diagnosticar variadas patologias, de forma precoce, nos exames de rotina
- Acompanhar ou encaminhar o trabalhador para médico especialista quando necessite de tratamento específico
- Realizar visitas aos locais de trabalho de forma a conhecer os locais e métodos de trabalho, os riscos nele presentes e a repercussão que estes poderão ter na saúde do trabalhador
- Informar e sensibilizar o trabalhador sobre doenças e acidentes relacionados com o trabalho
- Participar de atividades educacionais na empresa, dinamizando iniciativas de proteção e promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores
- Analisar os riscos para a saúde presentes nos locais de trabalho, desenhando ações para os eliminar e impedindo-os de interferir na saúde dos restantes colaboradores
A importância do Médico do Trabalho
O Médico do Trabalho é um profissional preparado para acompanhar as mudanças no mundo do trabalho, desafios e oportunidades de forma a identificar situações que poderão ter efeitos nefastos na saúde e qualidade de vida do trabalhador.
Estes profissionais garantem que os trabalhadores se mantêm saudáveis, prevenindo possíveis doenças profissionais, garantindo a saúde da empresa, a nível individual e coletivo.
Estudam ainda o trabalho in loco fazendo uma avaliação, análise e intervenção sobre as situações de risco para a saúde e integridade do trabalhador, presentes ou potenciais, geradas pelo trabalho.
O contacto com o Médico do Trabalho permite ainda ao trabalhador tirar dúvidas e obter uma perspectiva personalizada sobre os cuidados a tomar tendo em conta os riscos específicos a que se encontra exposto, ao mesmo tempo que promove um estilo de vida saudável.
Graças à forma como funciona a Medicina do Trabalho, os trabalhadores usufruem de um acompanhamento médico adequado, que os protege contra os riscos que possam advir das funções profissionais e garante ainda que as funções se ajustam às capacidades físicas e psicológicas de cada trabalhador.
Também as empresas beneficiam destes cuidados: ao garantirem a integridade física e mental dos seus profissionais, evitam acidentes e doenças que prejudicam a produtividade das equipas.
Na busca das empresas pela saúde e qualidade de vida dos seus trabalhadores, o Médico do Trabalho representa a ponte que permitirá ao empregador alcançar este objetivo.
É tempo de homenagear aqueles que detêm os conhecimentos necessários à manutenção da Saúde, e que nos ajudam a prevenir, tratar e curar doenças.
Neste dia damos os parabéns a todos os Médicos que todos os dias trabalham para preservar a saúde dos seus pacientes e aos Médicos do Trabalho que avaliam os trabalhadores e garantem que o seu trabalho se desenvolve com saúde, permitindo que regressem a casa em segurança todos os dias.