Saúde e Trabalho

31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

 31 de maio – Dia Mundial sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco é celebrado todos os anos no dia 31 de maio e foi adotado em 1989, na 42.ª Assembleia Mundial da Saúde, da Organização Mundial da Saúde.

O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas todos os anos e contribui para destruir o meio ambiente.

Impacto do tabagismo na saúde

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumadora. Em Portugal 23% da população é fumadora. O fumo do cigarro contém cerca de 4700 substâncias, 60 das quais são cancerígenas. Meta

de destas acumulam-se nos brônquios e alvéolos pulmonares podendo levar ao aparecimento de mutações genéticas e consequentemente ao cancro do pulmão e também da boca, laringe, faringe, pâncreas, rins, bexiga, colo de útero e esófago. É também reconhecida a associação entre o tabagismo e as doenças cardiovasculares e respiratórias.

O monóxido de carbono é muitas vezes apelidado de “assassino invisível”, presente no ar respirado pelos fumadores. Os não fumadores podem também inalar CO em espaços fechados utilizados por pessoas que fumam. É um gás incolor e inodoro de elevado grau tóxico. Está presente entre 1 a 5% no fumo do tabaco e possui uma afinidade pela hemoglobina 200 vezes superior à do oxigénio, reduzindo a capacidade de oxigenação dos tecidos e interfere nos sistemas enzimáticos. Aumenta a viscosidade do sangue e provoca lesões nas veias e artérias.

Sabia que…

Através de um teste, semelhante ao do balão, é possível medir o nível de CO concentrado nos pulmões dos fumadores e não fumadores – o teste de espirometria.

O teste de espirometria é um exame de diagnóstico que permite medir os volumes respiratórios, isto é, a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, sendo muito útil para avaliar o funcionamento dos pulmões.

Benefícios de um Ambiente Livre de Tabaco

A promoção de um ambiente de trabalho livre de tabaco traz uma série de benefícios para os empregadores e trabalhadores:

  • Melhoria da Saúde e Bem-Estar: Eliminar o tabagismo reduz a exposição ao fumo passivo e ajuda os fumadores a parar de fumar, promovendo assim uma melhor saúde respiratória e cardiovascular para todos.
  • Aumento da Produtividade: Trabalhadores saudáveis são mais produtivos. Reduzir o tabagismo pode resultar em menos faltas por doença e maior eficiência no trabalho.
  • Redução de Custos: Menos doenças relacionadas com o tabaco significam custos de assistência médica e seguros de saúde mais baixos para as empresas.
  • Ambiente de Trabalho Seguro e Acolhedor: Eliminar o tabagismo cria um ambiente mais seguro e saudável para todos os funcionários, promovendo uma cultura de bem-estar e respeito mútuo.

Estratégias para Implementar um Local de Trabalho Livre de Tabaco

Para promover com sucesso um ambiente livre de tabaco no local de trabalho, as organizações podem adotar as seguintes estratégias:

  1. Desenvolver Políticas Abrangentes: Implementar políticas claras que proíbam o tabagismo em todas as áreas internas e externas da empresa.
  2. Oferecer Apoio ao Abandono do Tabagismo: Disponibilizar programas de cessação do tabagismo, incluindo terapias de substituição de nicotina e aconselhamento personalizado.
  3. Promover Educação e Conscientização: Realizar campanhas educativas regulares sobre os perigos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar.
  4. Criar Ambientes Saudáveis: Estabelecer áreas designadas para fumadores fora das instalações principais, garantindo que não afetem os não fumadores.

Impacto do tabagismo no meio ambiente

A indústria do tabaco contribui anualmente com a emissão de gases com efeito de estufa, agravando as a

lterações climáticas, dissipando os recursos existentes e prejudicando os ecossistemas.

  • Todos os anos, 600 milhões de árvores são abatidas para a produção de 6 triliões de cigarros.
  • O fabrico de um cigarro consome cerca de 3,7 litros de água.
  • A exposição ao fumo do tabaco contribui para a morte de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo.
  • As beatas de cigarro contribuem todos os anos em todo o mundo, com milhares de quilogramas de resíduos tóxicos e de produtos químicos que são lançados no ar, nos recursos hídricos e no solo. São ainda uma das principais fontes de poluição dos oceanos, comprometendo a vida aquática.

A redução do consumo de tabaco deve ser identificada como uma alavanca fundamental para a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Descarregue ainda o nosso folheto informativo sobre cessação tabágica.