Conhece a relação entre o bem-estar no trabalho e o desempenho da sua equipa?
A performance dos colaboradores da sua empresa é diretamente influenciada pela maneira como eles se sentem no local de trabalho. Assim, quanto mais felizes, saudáveis e motivados estiverem os trabalhadores, mais eles se empenham em conquistar bons resultados.
Em contrapartida, quando não existe investimento na qualidade de vida dos profissionais, eles são menos produtivos, além de apresentarem maior probabilidade de desenvolver doenças ocupacionais.
Para além disso, empresas que não se preocupam com o bem-estar no trabalho tendem a ter um alto índice de absentismo, maior número de afastamentos por doença e maior rotatividade nas equipas.
Para não correr esse risco, deve cuidar da saúde e bem-estar da sua equipa.
Sugerimos-lhe 5 formas de promover o bem-estar na sua empresa!
1. Peça feedbacks regulares à sua equipa e realize pesquisas internas de satisfação
Os feedbacks são uma ferramenta indispensável para alinhar os objetivos da empresa e das equipas e deve ser bilateral, ou seja, partir tanto dos gestores quanto dos trabalhadores. Por parte da empresa, dar um feedback para o colaborador é importante para que ele reconheça seus pontos fortes e pontos de melhoria, motivando-o a continuar a evoluir. Quando o feedback vem da equipa, permite que a empresa entenda o que precisa melhorar para o crescimento empresarial e coletivo.
As pesquisas internas de satisfação permitem conhecer as necessidades reais dos colaboradores da sua empresa. Procure saber o que motiva a sua equipa, as suas necessidades, expectativas, ideias e sugestões de forma a melhorar o bem-estar no trabalho.
2. Ofereça modalidades de trabalho flexíveis
Desde que a pandemia de Covid-19 afetou o país, as empresas tiveram de se adaptar ao trabalho remoto e a horários flexíveis de trabalho. Para muitas pessoas, isso trouxe vantagens na produtividade e no alcance de resultados. Quando o trabalhador tem a possibilidade de escolher a modalidade de trabalho o seu desempenho aumenta. Se for possível na sua empresa, disponibilize a opção de teletrabalho, flexibilidade de horários ou trabalho híbrido.
3. Invista em ergonomia
Existem vários problemas ergonómicos no ambiente de trabalho que impedem o bem-estar da sua equipa como por exemplo: mobiliário desadequado, cadeiras desconfortáveis, posição incorreta dos computadores e teclados. Com uma Análise Ergonómica do Trabalho e um plano para otimizar os postos de trabalho é possível eliminar estes problemas e promover o conforto e a qualidade de vida da equipa.
4. Valorize a saúde mental dos colaboradores
A depressão, a ansiedade e a Síndrome de Burnout são algumas das principais causas de afastamento do trabalho e podem ser desencadeadas pelo stresse e sobrecarga de trabalho.
Por isso, é necessário estar atento ao bem-estar mental dos colaboradores de forma contínua. As melhores formas de preservar a saúde mental dos profissionais sem invadir a sua privacidade são:
- Disponibilizar palestras sobre as principais doenças que afetam a saúde psicológica
- Workshops/formação na área de gestão de stress
- Incentivo dos trabalhos colaborativos para melhorar o clima organizacional
- Se possível, disponibilização de psicólogo para acompanhamento individual. Na clínica Vera Cruz pode marcar consultas de psicologia clínica para os seus trabalhadores.
5. Implemente um programa eficaz de saúde ocupacional na sua empresa
A Saúde ocupacional, além de benéfica para as empresas, também traz vantagens para o bem-estar dos trabalhadores, uma vez que acompanha, monitoriza e zela pela sua saúde e segurança de forma contínua, através de:
Medicina do Trabalho: centra-se na realização de consultas e exames complementares regulares e na implementação de ações de sensibilização para a preservação da saúde dos trabalhadores e prevenção de doenças profissionais. Atua sempre em articulação com a Segurança no Trabalho, ajustando a vigilância da saúde aos riscos específicos a que o trabalhador se encontra exposto e abordando temáticas como:
- Recomendação do uso de EPI de acordo com o posto de trabalho
- Prática regular de exercício físico
- Alimentação saudável
- Programas de cessação tabágica
- Programas de informação sobre higiene do sono
Segurança no Trabalho: identifica os riscos ocupacionais com o objetivo de reduzi-los no ambiente de trabalho e, por consequência, promover a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e reduzir acidentes de trabalho e doenças profissionais.
A segurança no Trabalho é também responsável pela avaliação de agentes físicos com o objetivo de eliminar riscos no local de trabalho e proteger o colaborador dos seus efeitos nocivos como: ruído excessivo, temperatura desajustada e iluminação inadequada.
Não negligencie o bem-estar da sua equipa: Uma organização com trabalhadores saudáveis e satisfeitos tem maior probabilidade de crescer e de se destacar no mercado.
Se precisar de ajuda para implementar alguma dessas dicas, conte com a nossa ajuda. Contate-nos, queremos elevar a qualidade de vida da sua empresa e dos seus colaboradores.