O Dia Mundial da Higiene das Mãos comemora-se a 5 de maio. Este dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o propósito de chamar a atenção para a importância da higienização das mãos na prevenção de disseminação de bactérias e vírus.
Este ano o lema da OMS é Higiene das mãos: segundos que salvam vidas. Lave as suas mãos!
O ano de 2020 foi inédito em muitos aspetos, um dos quais foi a atenção dada às práticas adequadas da higiene das mãos na luta contra o SARS-CoV-2. A higiene das mãos finalmente ganhou reconhecimento global dos responsáveis políticos, gestores de saúde, profissionais de saúde e público em geral como um elemento fundamental na prevenção de infeções.
As nossas mãos são portadoras de diversos microrganismos, sendo a grande maioria benéficos. Contudo, podem ser portadoras de bactérias e vírus causadores de doenças.
A lavagem das mãos com água e sabão ou, em sua substituição, a higienização com solução alcoólica, constitui a medida mais importante de prevenção da transmissão das infeções.
Segundo a OMS o ato de higienizar as mãos impede em 40% a incidência de novas infeções.
A celebração desta data é importante uma vez que sensibiliza e recorda profissionais de saúde, pacientes e todos os envolvidos num esforço conjunto para manter e melhorar os hábitos de higiene das mãos na prevenção da disseminação de infeções.
A Clínica Ver Cruz enaltece o papel vital de uma correta lavagem das mãos na prevenção e controlo de infeções. Nesse sentido, partilhamos consigo um cartaz com os passos a seguir para uma correta higienização das mãos:
Divulgamos ainda um vídeo explicativo da Direção Geral da Saúde com os passos que deve seguir para uma correta higiene das mãos: