O capital humano é, sem dúvida, o maior ativo de uma empresa. Colaboradores motivados permitem alcançar os objetivos da empresa e obter resultados mais satisfatórios. Para isso, é preciso ter como prioridade a promoção do bem-estar corporativo, investindo na qualidade de vida no ambiente de trabalho, especialmente ao adotar práticas de bem-estar corporativo.
Conheça aqui 7 práticas de bem-estar corporativo essenciais, que devem ser adotadas em todas as empresas:
1 Ouvir os colaboradores
Um dos pontos principais para promover o bem-estar corporativo é dar ouvir as necessidades dos colaboradores. Do ponto de vista da saúde e segurança no trabalho é importante (e obrigatório por lei) consultar os trabalhadores sobre esta área pelo menos uma vez por ano, de forma a ouvir realmente as necessidades e desafios da equipa, alinhar objetivos e aplicar estratégias mais eficazes para melhorar a saúde e segurança das empresas.
2 Garantir feedbacks periódicos
O feedback é fundamental para que os colaboradores entendam o que é esperado e avaliem o seu desempenho. Esta comunicação aberta é uma das práticas de bem-estar corporativo que promove envolvimento com a cultura da empresa e motiva a equipa a melhorar a qualidade do trabalho.
3 Destacar e premiar os resultados coletivos
Valorizar o trabalho da equipa é uma iniciativa que não gera gastos, mas que tem um papel fundamental na motivação dos trabalhadores. Por isso, é importante que os líderes reconheçam as conquistas da equipa, motivando os trabalhadores para que estes continuem a alcançar os objetivos.
4 Acompanhar a saúde da equipa
A saúde dos colaboradores tem uma relação direta com o bem-estar no ambiente de trabalho. Para fazer um acompanhamento eficaz, é importante contar com uma empresa especializada em saúde e segurança no trabalho.
Desta forma, a empresa mostra que se preocupa com os seus profissionais e investe em melhorias nas condições de trabalho. Do ponto de vista do trabalhador, este pode ser um fator que o impede de procurar outras oportunidades, reduzindo a rotatividade e garantindo a retenção de talentos.
5 Aplicar medidas de saúde ocupacional para garantir o bem-estar corporativo
Uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores necessita de fazer uma boa gestão da saúde ocupacional e inclui-la no seu planeamento estratégico. Entre as opções que podem ser consideradas, estão:
- Pesquisas frequentes sobre o clima organizacional
- Implementar questionários e estudos de riscos psicossociais, permitindo detectar o nível de exposição dos trabalhadores a estes riscos e implementar medidas preventivas numa fase precoce.
- Garantir a realização dos exames de medicina do trabalho dentro da periodicidade definida na lei, de forma a detectar possíveis patologias e proteger a saúde dos trabalhadores e garantir a realização de exames complementares adequados à tarefa desempenhada pelo trabalhador e aos riscos a que este se encontra exposto
- Disponibilizar formação profissional em segurança do trabalho, abordando temas como a utilização correta de equipamento de proteção individual para proteção da integridade física, riscos profissionais e o seu impacto na saúde, entre outros.
6 Investir na promoção da saúde nos locais de trabalho
Estes programas de sensibilização são um instrumento importantíssimo para promover a saúde e a qualidade de vida, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.
Diversos temas podem ser implementados para orientar os colaboradores, entre eles:
- prática de exercício físico e a sua relação com a saúde
- alimentação saudável e a sua relação com a produtividade
- saúde mental e sinais de alerta no trabalhador e nos colegas
- importância da ergonomia e prevenção de lesões musculo-esqueléticas relacionadas com o trabalho
- campanhas específicas focadas no combate a doenças como diabetes e hipertensão
Estas iniciativas devem ter em conta a população trabalhadora em questão e devem ser focadas nas necessidades específicas dos trabalhadores de forma a serem relevantes e eficazes.
É também importante estruturar e planear estas ações com base em metas bem definidas, criando indicadores de desempenho (como o índice de absentismo) que servirão como base para analisar o impacto das estratégias adotadas.
Conclusão
Criar uma cultura organizacional saudável, que abranja a saúde, a segurança e a qualidade de vida dos colaboradores é essencial para que todos coloquem em prática estes valores e hábitos, que formam a cultura da empresa. Para além disso, ajuda a desenvolver estratégias que sejam benéficas para o negócio e, ao mesmo tempo, positivas para os trabalhadores.
Assim, todas as empresas, independentemente da sua dimensão, devem assumir a promoção do bem-estar corporativo como uma estratégia e um investimento que gera diversos benefícios para o negócio.
Apostar na felicidade dos colaboradores é sinónimo de mais motivação, de aumento da produtividade, de retenção de talentos e de melhoria nos resultados, para além de criar uma imagem positiva da empresa no mercado.
Se quer saber mais sobre como investir e integrar ações de saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores no seu negócio fale connosco. Estamos aqui para ajudar a sua empresa.
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