Saúde e Trabalho

7 dicas para implementar uma Cultura de Segurança eficaz na sua empresa

 7 dicas para implementar uma Cultura de Segurança eficaz na sua empresa
Uma cultura de segurança enraizada e eficaz  é uma vertente imprescindível de uma empresa competitiva e segura. Siga estas 7 dicas para implantar uma cultura eficaz de segurança no trabalho na sua empresa :

 

1 – Promova melhorias na Segurança no Trabalho

Converse com os seus trabalhadores e faça uma análise completa dos riscos que o ambiente de trabalho apresenta do ponto de vista do trabalhador. Desta forma envolve os trabalhadores da empresa e terá uma visão mais realista dos riscos que necessitam de ser eliminados.

 

2- Crie uma rotina de diálogo de Segurança

Crie a rotina de falar sobre a Segurança no Trabalho regularmente na empresa. Bastam 15 minutos por dia para promover a SST e sensibilizar os trabalhadores para a sua importância na prevenção de acidentes de trabalho. Desta forma, assegura também que os trabalhadores conhecem e promovem a cultura de segurança interna da empresa.

 

3 – Implemente um programa eficaz de Segurança no Trabalho

Implemente programas de ST eficazes que visam melhorar o ambiente de trabalho e torna-lo mais seguro, através de auditorias técnicas regulares e correções dos métodos de trabalho. É  importante que a preocupação com a Segurança no Trabalho seja algo enraizado na organização e vá além da mera obrigação legal, fazendo parte dos valores da empresa. O princípio da prevenção deve fazer parte da rotina da empresa.

 

4 – Informe e treine os trabalhadores

Para além da obrigação legal, a formação profissional é uma vertente muito importante da cultura de segurança da empresa. Assim, quanto mais formações forem disponibilizadas aos trabalhadores mais estes estarão envolvidos com a ST e estarão mais preparados para executar as suas funções de forma segura, lidar com eventuais ocorrências e prevenir os riscos presentes no trabalho.

 

5- Envolva os trabalhadores nas rotinas de Segurança no Trabalho

Para que a ST se torne uma cultura dentro da empresa é crucial o envolvimento de todos os trabalhadores. Envolva os trabalhadores e transforme o cuidado com a ST em parte da rotina laboral. Incentive-os a reportar atos inseguros sem medo de represálias e transforme cada trabalhador num agente de segurança no ambiente de trabalho.

 

6 – Promova a liderança

É importante que todas as esferas da organização partilhem o mesmos valores no que diz respeito à importância da segurança. Quanto mais a liderança se mostrar motivada a promover a segurança mais os funcionários irão seguir o seu exemplo, enraizando a cultura na empresa, em todos os níveis hierárquicos.

 

7- Certifique-se que todos os elementos da equipa cumprem os procedimentos de segurança

Realize auditorias de segurança regularmente para se certificar que tudo o que ficou definido nas auditorias está a ser devidamente cumprido. Realce a importância do cumprimento do que ficou definido pela equipa de Segurança no Trabalho. O cumprimento das normas de segurança salva vidas. Todos são responsáveis pela segurança da empresa e todos usufruem dela diariamente.

 

A cultura de segurança dentro de uma organização é um processo de melhoria contínua, sendo importante revisitar todos os aspetos que compõem uma cultura de prevenção forte e partilhada por todos os elementos. Torne os diálogos de segurança em algo recorrente e se precisar da ajuda da clínica Vera Cruz para ajustar algum destes pontos contate-nos. Estamos aqui para ajudar a sua empresa a ser cada vez mais saudável e segura!