Hoje, dia 8 de Setembro, celebra-se o dia Mundial da Fisioterapia. A data é celebrada anualmente, desde 1996 e coincide com a fundação da atual World Physiotherapy, no ano de 1951.
A fisioterapia dedica-se a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e a capacidade funcional ao longo da vida. Atua tanto na prevenção da incapacidade, como na reabilitação, após algum tipo de lesão ou condição clínica que tenha posto em causa a função e o movimento.
Os fisioterapeutas ajudam a superar diariamente problemas de saúde e a promover o bem-estar não só físico, mas também emocional dos pacientes.
Os tratamentos são recomendados sempre que existe ameaça ao movimento e à funcionalidade, por exemplo devido à existência de dor ou lesões, após cirurgias ou em contexto desportivo.
Os fisioterapeutas podem elaborar programas especializados que incluem a prática regular de exercício físico, o que leva a uma diminuição da dor, sessões de relaxamento que melhoram as capacidades funcionais do doente e a educação para a higiene do sono, que ajuda a combater o ciclo da dor persistente.
Todos estes tratamentos são estruturados com base na avaliação feita pelo fisioterapeuta e individualizados e adaptados aos principais problemas de cada indivíduo.
Benefícios da fisioterapia
Os benefícios que decorrem das sessões de fisioterapia são diversos:
- alívio da dor
- ganho de amplitude de movimento
- aumento da força muscular
- recuperação de equilíbrio
- reeducação postural
- melhor função cardíaca e respiratória
- melhoria da qualidade do sono
Quais os benefícios da fisioterapia no mundo laboral?
Atualmente, é impossível falar de produtividade no trabalho sem falar de qualidade de vida e bem-estar. Investir na saúde e na segurança dos colaboradores traz benefícios comprovados para colaboradores e para as empresas.
No ambiente de trabalho, o fisioterapeuta atua com o objetivo de prevenir as doenças crónicas degenerativas, como as LMERT (Lesões Musculo-esqueléticas Relacionadas com o Trabalho). Atualmente, estas são as doenças que mais contribuem para a redução da produtividade e para o afastamento de profissionais.
Tendo em vista o número elevado de doenças que podem causar limitações e dores físicas ao trabalhador, a fisioterapia atua de duas formas:
- Intervenção preventiva: o fisioterapeuta atua incentivando os colaboradores a adotar novos hábitos de vida, como a prática de exercícios, alongamentos e outras atividades para combater o sedentarismo e a má postura.
- Intervenção curativa: o fisioterapeuta acompanha os colaboradores que já sofrem de problemas osteomusculares, procurando controlar a sua progressão.
Mas a fisioterapia pode ir muito além, permitindo estudar e solucionar problemas ergonómicos ou implementar programas de terapia ocupacional e de ginástica laboral.
Quais os principais benefícios da fisioterapia do trabalho?
Proporciona conforto físico nas atividades ocupacionais
Ao focar na saúde física do trabalhador, a fisioterapia proporciona uma série de benefícios, como a redução da sensação de fadiga, de tensões musculoesqueléticas e de dores. Promove ainda o relaxamento, melhora a mobilidade, a postura, a coordenação motora e a qualidade de vida do colaborador.
Contribui para a saúde mental
Exercícios como massagens ou ginástica laboral, trazem benefícios para a saúde mental, ajudando a reduzir a sensação de stress, ansiedade e tensão. Também aumentam a motivação e a disposição para as atividades diárias na empresa.
Aumenta a produtividade da equipa
Por estarem mais motivados e dispostos, os trabalhadores são mais eficientes na realização das atividades, encontrando-se mais motivados e produtivos.
Contribui para a performance e resultados da empresa
Relacionado com o ponto anterior, o aumento da motivação e produtividade conduz a melhores resultados da empresa. Contribui ainda para um clima organizacional mais positivo, reduz o número de afastamentos e o absentismo na empresa.
Ajuda a reduzir despesas médicas
As LMERT são as doenças laborais mais comuns na União Europeia (aproximadamente três em cada cinco trabalhadores na União Europeia apresentam este tipo de lesões), sendo a principal causa de afastamento do local de trabalho e dando origem a elevados custos para as empresas.
A fisioterapia pode contribuir assim para a redução destes custos médicos, evitando afastamentos permanentes de colaboradores através da prevenção ou controlo da evolução de distúrbios osteoarticulares.
Como implementar a fisioterapia na sua empresa?
- Analise as condições de trabalho da sua equipa e tenha em consideração as principais queixas em relação ao ambiente de trabalho ou às instalações;
- Avalie fatores ambientais, como a iluminação, a temperatura e os ruídos, através de avaliações regulares no local de trabalho.
- Analise o fluxo de trabalho, entendendo o ritmo e as exigências de cada setor;
- Avalie os seus colaboradores individualmente através dos exames de medicina do trabalho, que permitem detectar limitações funcionais de forma precoce,
- Faça uma análise ergonómica dos postos de trabalho para otimizar o layout, as máquinas, os equipamentos e o mobiliário.
- Implemente ginástica laboral na empresa. Apenas 15 minutos de atividades físicas por dia podem melhorar a condição física e o bem-estar da sua equipa.
As ações preventivas são sempre mais eficientes do que as curativas. A prevenção será sempre o melhor remédio. Por isso, procure atuar de forma precoce, com a ajuda da equipa de saúde ocupacional.
Na Clínica Vera Cruz pode agendar a sua sessão de fisioterapia com a nossa Fisioterapeuta Cláudia Batista. Contacte-nos e agende a sua consulta!