Numa altura do ano caraterizada por convívios, momentos de família e, não raro, excessos, o que fazer para manter a alimentação saudável “na linha”?
Fique com estas 8 dicas e tenha uma época festiva mais saudável:
1 Nunca se esqueça do pequeno-almoço
Comece o seu dia com uma refeição saudável e equilibrada: Pão, cereais integrais, leite e derivados (ou as alternativas vegetais), fruta, são alimentos que não devem faltar na primeira refeição do dia.
Este pequeno (grande) ato vai ajudá-lo a controlar melhor os apetites e a fome ao longo do dia.
2 Não salte refeições
Manter as refeições no seu lugar, com refeições principais e lanches ou snacks intermédios (nunca menos de 2 nem mais de 4 horas entre as mesmas) vai ajudá-lo a evitar “picos” de fome, ansiedade e compulsão alimentar.
Se estiver bem alimentado, será mais fácil resistir aos alimentos e preparações culinárias menos saudáveis.
3 Mantenha um consumo adequado de alimentos de origem vegetal
Começar as refeições com sopa, acompanhar o prato com uma porção generosa de vegetais e usar a fruta como sobremesa vai ajudá-lo a sentir-se mais “composto”. Também vai fornecer ao seu organismo os nutrientes necessários para continuar a exercer as suas funções.
Se consumir mais alimentos “saudáveis”, restará menos espaço para os “menos saudáveis”.
4 Deixe as doçarias e outros alimentos menos saudáveis para a sobremesa
Depois de uma refeição saudável e equilibrada está em melhores condições para ingerir alimentos com maior teor de açúcar ou gordura.
Assim, para além de isso influenciar a quantidade do que consome, afeta também a forma como o organismo vai reagir à presença desses alimentos (o que pode incluir dificultar ou retardar a absorção das coisas menos boas).
5 Mantenha-se bem hidratado
Fome e sede são sensações que muitas vezes se confundem. Ingerir pelo menos 1,5L de água ou outros líquidos não açucarados (como infusões, tisanas, águas aromatizadas) pode auxiliar no controlo do apetite.
Certifique-se de estar bem hidratado antes de começar uma refeição. Ou quando sentir muita vontade de comer.
6 Bebidas alcoólicas – se aprecia, beba com moderação
Se optar por beber álcool, prefira fazê-lo à refeição. Um copo de vinho é suficiente.
Mostre quem tem o controlo e não exagere.
7 Doçarias e sobremesas – como resistir?
A alimentação precisa ser uma fonte de prazer e alegria. Com moderação e equilíbrio, há espaço para tudo, especialmente em ocasiões pontuais. Se possível, faça as suas sobremesas e doces em casa. Com algumas mudanças pode conseguir reduzir “os estragos”.
Usar um adoçante natural em vez de açúcar, optar por laticínios magros, assar em vez de fritar, fazer porções individuais, ser criativo e seletivo (em vez de um monte de opções menos saudáveis, optar, por exemplo, por uma para cada dia) são algumas opções a considerar.
8 Aprecie o alimento, mas também o momento, a companhia
Não resuma um momento especial ao que está a comer. Tire o melhor partido de todo o contexto.
Coma devagar, mastigue bem, faça pausas, mantenha-se fisicamente ativo, não se esqueça dos alimentos saudáveis e, logo que possível, volte à rotina e aos bons hábitos.
Esperamos que, com estas dicas, consiga atravessar o desafio dos feriados, festas e coisas como estas sem culpas nem terror à balança!
Se precisa de um acompanhamento personalizado contacte-nos e agende a sua consulta!
Ana Raquel Fernandes
Nutricionista (4073N)