7 Estratégias de Saúde e Segurança para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para que as empresas consigam manter uma posição forte no mercado é essencial que possuam uma cultura de segurança enraizada e eficiente.

O grande desafio prende-se em conseguir criar um ambiente em que a eficiência e os resultados possam coexistir com a qualidade de vida, segurança e saúde dos profissionais, de forma a que os acidentes e as doenças ocupacionais sejam evitados.

Fique a par de 7 estratégias para ajudar a evitar os acidentes e doenças profissionais e comece o ano a fortalecer a cultura de segurança da sua empresa!

1 Informe os trabalhadores sobre os riscos profissionais

Os trabalhadores devem conhecer todos os riscos a que estão expostos em cada posto de trabalho, sejam eles físicos, químicos, psicossociais, ergonómicos. Desta forma, o trabalhador tem consciência da importância da prevenção, compreende quão danosos esses riscos podem ser e aplicará de forma mais eficaz as medidas de proteção.

2 Siga rigorosamente a legislação

A melhor forma de manter a sua empresa protegida é cumprir a lei. Se a empresa seguir as orientações legais irá reduzir as possibilidades de um colaborador ser alvo de um acidente ou desenvolver uma doença profissional.

Assim, o primeiro passo consiste em instalar uma gestão de Saúde e Segurança no Trabalho.

De seguida é necessário garantir formação profissional aos trabalhadores, obrigatória por lei. O conhecimento e apetências dos colaboradores são essenciais para aumentar os comportamentos seguros.

Por último, colocar em prática todas as recomendações de segurança da Equipa de Segurança do Trabalho e aplicar as medidas de prevenção propostas, onde se encontram inseridas também as avaliações a agentes físicos (avaliação de ruído, iluminância, etc.). A exposição a níveis elevados de ruído, por exemplo, pode levar a uma perda parcial ou total de audição.

3 Disponibilize o EPI e EPC adequado

Toda atividade profissional, por mais simples que seja, pode oferecer riscos à saúde dos colaboradores de uma empresa. Assim, a lei exige que toda empresa forneça EPI (Equipamentos de Proteção Individual) aos colaboradores. Os EPI são fundamentais na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, pois protegem os funcionários no desempenho das atividades diárias. Cada função exige EPIs específicos, devendo ser escolhidos os equipamentos adequados a cada atividade.

É também necessário instalar EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), como placas e sinalizações que instruam os colaboradores sobre como desenvolver o trabalho de forma segura e consciente.

4 Aposte no planeamento de atividades

Visando a produtividade e a agilidade, muitas empresas improvisam operações, negligenciando a segurança e desencadeando acidentes e doenças ocupacionais.

Por isso, deve sempre planear devidamente as atividades da empresa, seguindo as recomendações do departamento de segurança no trabalho. Se não existir planeamento é impossível manter as medidas de prevenção e o resultado irá afetar não apenas os colaboradores, como também a empresa. Não improvise. Siga as regras adequadas para a sua empresa e crie o mesmo hábito na equipa. Somente com a uniformização de procedimentos e consistência é possível reduzir os riscos.

5 Mantenha os exames médicos periódicos em dia

Enquanto os acidentes acontecem por descuido durante as operações, as doenças desenvolvem-se por não existir um acompanhamento contínuo da saúde do colaborador.

As doenças ocupacionais, na maioria das vezes, não acontecem repentinamente. Para detetá-las, é necessário garantir que os colaboradores realizam os exames médicos periódicos dentro dos períodos estipulados. Assim, as informações de saúde da equipa mantêm-se atualizadas, permitindo acompanhar o bem-estar dos colaboradores e diagnosticar, prevenir e tratar as doenças ocupacionais numa fase inicial.

Além disso, os exames permitem ainda fazer um diagnóstico e acompanhar o quão prejudicial o ambiente de trabalho pode ser para os colaboradores. Caso vários elementos da equipa apresentem problemas ou doenças ocupacionais, algo deve ser solucionado.

6 Promova o diálogo na empresa

O diálogo é primordial em todas as relações humanas. Uma empresa de sucesso é aquela que tem uma equipa de trabalho integrada, que troca constantemente informações e opiniões sobre as atividades realizadas. Aqui, o gestor é a peça-chave da equipa, devendo criar abertura para que o trabalhador possa tirar dúvidas e propor melhorias em relação às atividades de trabalho.

Promova a realização de diálogos de segurança, reuniões e ações de sensibilização de forma a informar os colaboradores sobre diferentes temáticas que possam contribuir para o reforço da cultura de segurança dentro da empresa.

Este feedback é muito importante e permite aprimorar a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais na empresa, incluindo o trabalhador nas decisões tomadas.

7 Conte com o apoio da empresa certa

Uma empresa especializada em SST é a parceira fundamental para fortalecer a cultura de segurança do seu negócio, implementando medidas corretas e funcionais de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Estamos aqui para ajudar. Além da nossa experiência e consolidação no mercado, temos profissionais capacitados com amplo conhecimento da legislação de segurança, prontos para oferecer soluções personalizadas conforme as necessidades da sua organização.

A prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais é indispensável para o bem-estar e os bons resultados da empresa. Com as medidas certas, todos os negócios e todos os trabalhadores estarão protegidos!

Contate-nos e saiba como podemos ajudar a sua empresa.