Saiba mais sobre o exame médico desportivo

10 de Julho de 2024

 

Os benefícios decorrentes da prática regular de exercício físico são inquestionáveis. Para que este tipo de atividade traga o maior benefício possível aos atletas, deve-se realizar uma avaliação tão rigorosa quanto possível, do ponto de vista médico, de modo a que se possam minimizar os riscos inerentes à execução do exercício físico.

 

O exercício físico faz bem ao coração

Não é novidade que o exercício físico é bom para a nossa saúde de uma forma transversal: beneficia os ossos e articulações, a mente, o controlo do peso, a saúde metabólica e, claro, o coração.

Benefícios do exercício físico a longo prazo:

  • Reduz a pressão arterial de repouso
  • Reduz a frequência cardíaca de repouso
  • Ajuda a melhorar o perfil lipídico, isto é, a reduzir o colesterol mau e aumentar o colesterol bom
  • Ajuda a manter um peso mais saudável
  • Ajuda a manter a saúde metabólica, nomeadamente a glicemia, melhorando a resistência periférica à ação da insulina e reduzindo assim o risco de diabetes

Sabia que…

Quem é fisicamente ativo tem maior probabilidade de adotar outros comportamentos saudáveis, nomeadamente reduzir o comportamento sedentário, fazer melhores opções alimentares e não fumar. É o chamado “cluster do estilo de vida saudável”.

Assim, o exame médico desportivo não deve ser encarado apenas como uma mera resposta a um requisito legal, mas sim como um ato médico pleno de valor e interesse. Para além de obrigatório para todos os atletas federados independentemente da modalidade desportiva, é acima de tudo preventivo.

 

Quais as etapas do exame médico desportivo?

Numa consulta de Medicina Desportiva, à semelhança do que acontece em muitas outras especialidades, a primeira abordagem consiste na recolha da história pessoal (nomeadamente, sobre a sua saúde, antecedentes desportivos, entre outros) e familiar (saúde dos familiares mais diretos) do atleta, da responsabilidade do candidato (ou seu encarregado de educação no caso dos menores de 18 anos). Depois, é feita uma avaliação clínica, que inclui:

  • Inspeção geral
  • Medição do peso e da altura
  • Avaliação sumária da audição e da visão
  • Exame abdominal
  • Exame estomatológico (dentes)
  • Exame ao aparelho cardiorrespiratório, com avaliação dos pulsos periféricos, da pressão arterial, da frequência cardíaca e também uma auscultação cardíaca e pulmonar

 

Depois desta avaliação clínica e dependendo da idade do atleta, podem ser adicionados alguns exames. Até aos 35 anos normalmente é utilizado o eletrocardiograma simples em repouso; aos atletas com mais de 35 anos normalmente pede-se a prova de esforço (um eletrocardiograma feito com exercício físico, habitualmente em tapete rolante) e algumas análises. Desta forma, é possível ter uma visão geral da saúde do atleta e promover uma prática de atividade física segura.

Respeitando a legislação vigente deve ser utilizado o modelo obrigatório de ficha de exame de avaliação médico-desportivo, fornecido pelo Instituto do Desporto de Portugal. Nele será registado o exame efetuado e emitida a decisão final sobre se o candidato apresenta ou não contra-indicações para a prática de determinada modalidade

O preenchimento deste modelo estamos a seguir uma metodologia uniforme na avaliação dos candidatos à prática desportiva, o que é desejável e pode permitir o posterior tratamento desta informação, ficando uma cópia para nós e outra para o candidato.

O cabeçalho, destacável, é para fazer prova junto da respetiva Federação. É neste cabeçalho que se vai indicar a existência, ou não, de contra-indicações e, neste último caso, com ou sem restrições.

Qual a importância do exame médico desportivo?

O exame médico-desportivo é importante porque vai ajudar a detectar doenças ou outras situações clínicas que podem ser agravadas pela prática desportiva e dar origem a lesões, a patologia ou, em última análise, a um evento cardiovascular. A avaliação médica permite verificar a existência de contraindicações para a prática de atividade física e torná-la mais segura. Em Portugal, os atletas federados têm de fazer uma avaliação médica anual.

Contacte-nos e marque já o seu exame médico desportivo!

Conheça ainda aqui a nossa consulta de psicologia desportiva e de alto rendimento que irá contribuir para melhorar a performance dos atletas, independentemente da modalidade desportiva que pratiquem.

 

Compartilhe este artigo

Sobre a Clínica Vera Cruz

A Clínica Vera Cruz é uma empresa prestadora de serviços externos nas áreas da Segurança e Saúde do Trabalho, devidamente autorizada perante a DGS (Direção Geral da Saúde), ERS (Entidade Reguladora da Saúde) e ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho). Somos a ponte entre a legislação em vigor e o sucesso da sua empresa.

Subscreva a nossa newsletter

Artigos Relacionados