solidariedade humana

20 de Dezembro – Dia Internacional da Solidariedade Humana

20 de Dezembro de 2023

Ajudar o próximo, juntar-se a uma causa, utilizar o seu tempo livre ou parte dos lucros do seu negócio para fazer o bem, são vantagens que bastem para decidir ter uma empresa solidária. Mas a isso ainda há a juntar benefícios fiscais e empresariais. Empresas solidárias conseguem ser mais rentáveis e produtivas!

 

Existem diversas vantagens em ter uma empresa solidária e o número de empresários que inclui medidas de responsabilidade social nas estratégias dos seus negócios tem vindo a aumentar, com a implementação de boas práticas empresariais que ajudam a alavancar o país, gerando impactos positivos nas comunidades.

 

O que são empresas solidárias?

São consideradas empresas solidárias as empresas que investem parte dos seus lucros ou do seu tempo, em causas nobres, como voluntariado corporativo, donativos a instituições de solidariedade social e outros projetos solidários.

 

Responsabilidade Social é benéfica para as empresas

São vários os benefícios em ter uma empresa solidária, de vantagens fiscais e sociais, passando pela notoriedade e rentabilidade da marca. No contexto corporativo, as ações sociais têm importância estratégica e trazem diversos benefícios para as empresas:

 

Benefícios empresariais a nível interno:

 

Maior capacidade de Liderança

Pessoas com disponibilidade para ajudar, investindo o seu tempo para ajudar o outro demonstram capacidade de envolvimento e liderança no dia a dia.

Trabalho de equipa mais eficaz

Em geral, os trabalhadores envolvidos em causas sociais têm uma perspectiva mais alargada do que os rodeia, buscam o melhor para si, sem esquecer o impacto que vai ter no outro e sabem trabalhar melhor em equipa, visualizando um objetivo comum à frente de questões individuais. As ações sociais ajudam a manter as equipas unidas num propósito comum para além das atividades internas da empresa.

Equipa mais produtiva

Quando a sua empresa contribui para causas solidárias, incentiva e motiva os colaboradores a serem mais produtivos. Os laços estreitos refletem-se na rotina de trabalho e têm impacto na concentração e na produtividade.

Ambiente de trabalho mais positivo

Contribuir para um ambiente melhor no trabalho e um impacto na sociedade desenha um futuro mais promissor para todos. Pensar na sociedade e nas suas necessidades desperta uma nova dinâmica, com um novo perfil de colaborador e também um novo conceito de empresa.

Sentimento de pertença

Os funcionários de uma empresa solidária, regra geral, sentem orgulho em fazer parte de uma organização que se preocupa com o bem-estar social.

 

Benefícios empresariais a nível externo:

 

Imagem da Empresa fortalecida

O envolvimento solidário da organização resulta em ganhos para a sua imagem pública, aderindo a causas importantes, com práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, respeito pelas diferenças de género, regras claras de segurança e preocupação com a saúde dos funcionários.

Círculo de Boas práticas

Assumir um protagonismo social faz com que os funcionários se sintam úteis e satisfeitos e passem a envolver família e amigos também nas ações. Criado um círculo de boas práticas, os colaboradores passam a ser agentes solidários, atraindo a atenção de pessoas de fora e ajudando a consolidar uma imagem positiva da empresa junto à opinião pública.

Confiança do cliente

A sua empresa ganha prestígio porque nenhum consumidor fica indiferente a um negócio que aposta na área da responsabilidade social. O facto de ganhar prestígio leva a sua empresa a aumentar a reputação da marca e consequentemente a ganhar a credibilidade e confiança dos consumidores.

Captação de novos clientes e parcerias

Sendo uma referência dentro do seu mercado de atuação, a sua empresa consegue atrair e reter mais clientes. Interagindo com projetos de solidariedade, a sua empresa acaba por relacionar-se também com outras empresas e isso abre as portas a novas oportunidades de negócio e parcerias estratégicas.

Publicidade

Ações de solidariedade (por exemplo, no Natal) funcionam como publicidade gratuita: chamam a atenção do público, mas também dos meios de comunicação social, o que dá uma grande notoriedade à empresa e influencia a opinião pública.

Benefícios sociais

Ao ser solidária, a sua empresa interage de forma mais efetiva com a comunidade, integrando-se melhor no meio que a rodeia.

Benefícios fiscais

Se a sua empresa (sujeito passivo de IRC) concede donativos em dinheiro a entidades públicas ou privadas que se dedicam a atividades nas áreas social, cultural, ambiental, desportiva ou educacional, poderá beneficiar de uma majoração entre 20% e 50% do custo, para efeitos de determinação do respetivo lucro tributável.

 

Como implementar o espírito solidário na sua empresa?

Existem diversas formas de implementar um espírito solidário na sua empresa:

Dia do Voluntariado

Pode criar um dia de voluntariado na sua empresa procurando uma instituição que possa precisar dos seus recursos humanos para promover o envolvimento dos colaboradores em causas sociais. Este Dia do Voluntariado pode coincidir com a época do Natal, o aniversário da sua empresa ou outra data que faça sentido para a sua empresa.

Ações ou campanhas pontuais

Pode organizar ações ou campanhas de solidariedade de intervenção pontual. No Natal, podem ser doações de presentes a instituições ou comunidades, alimentos e roupas, além de visitas a lares, por exemplo. Uma campanha de recolha de alimentos ou vestuário para distribuir numa associação local, por exemplo, são exemplos de iniciativas.

Projetos de grupo

Outra sugestão é aproveitar as competências especificas dos seus colaboradores para promover projetos de grupo de cariz social. Projetos capazes de ajudar a comunidade e envolver pessoas de diferentes departamentos, em horário de trabalho mas fora do ambiente laboral. Por exemplo, se trabalha com novas tecnologias pode ministrar uma ação de formação sobre como usar a Internet para a terceira idade.

Pró Bono

Pode considerar o formato pró bono para ajudar o próximo. Basta prestar os seus serviços habituais a associações carenciadas sem qualquer custo adicional.

Contribuições em donativos ou géneros

Pode ainda contribuir para determinada causa ou associação com donativos. Desde a contribuição financeira à oferta (ou desconto) de produtos/serviços que vende, passando pela cedência de equipamentos ou instalações.

 

Todas as vantagens em ter uma empresa solidária provam que a responsabilidade social influencia positivamente a performance e potencial de crescimento de um negócio: irá aumentar o prestígio da sua marca, contribuir para a percepção de que a sua empresa se trata de uma família mais do que uma empresa e irá motivar os seus colaboradores.

É aconselhável que o apoio das empresas seja desenvolvido de maneira estruturada, com cronograma e metas para avaliar a sua eficácia e incentivar os participantes, que devem ser envolvidos na qualidade de voluntários, e nunca por imposição.

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Sobre a Clínica Vera Cruz

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