No âmbito da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, é lançada a campanha bienal (2020-2022) “Locais de trabalho saudáveis: Aliviar a carga”, desenvolvida pela European Agency for Safety and Health at Work (EU-OSHA).
Nesta campanha ganham destaque as Lesões Musculoesqueléticas Relacionadas com o Trabalho (LMERT).
As LMERT constituem o problema de saúde mais comum na União Europeia e são grande motivo de preocupação pois afetam a saúde generalizada de muitos trabalhadores e geram um elevado impacto económico nas empresas.
As LMERT advêm de Riscos relacionados com a postura, a exposição a movimentos repetitivos ou a posições cansativas ou dolorosas e a elevação ou deslocação de cargas pesadas.
Este tipo de lesão afeta sobretudo os membros superiores (costas, pescoço e ombros), mas podem também afetar os membros inferiores. Os problemas de saúde variam desde dores ligeiras a situações clínicas mais graves, que exigem dispensa do trabalho ou tratamento médico.
Em casos mais crónicos, podem mesmo levar à incapacidade e à necessidade de deixar de trabalhar.
Contudo, as LMERT são evitáveis e controláveis e por isso esta campanha tem como objetivo incentivar as empresas de todos os setores a transformar o combate às LME numa prioridade, apostando numa abordagem de gestão integrada com base nos princípios da Diretiva-Quadro de segurança e saúde ocupacional, sendo de destacar:
- Reforço da cultura de prevenção de riscos laborais
- Hierarquia de prevenção
- Envolvimento dos trabalhadores com o objetivo de oferecer ferramentas e soluções práticas que possam contribuir para tornar os locais de trabalho europeus mais saudáveis, seguros e produtivos.
Saiba mais aqui sobre a campanha “Locais de trabalho saudáveis: Aliviar a carga”, desenvolvida pela European Agency for Safety and Health at Work (EU-OSHA).