17 de Maio – Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Todos os anos, a 17 de maio, o mundo une-se para celebrar o Dia Mundial da Hipertensão, uma ocasião dedicada a aumentar a consciencialização sobre a pressão arterial elevada e os seus impactos na saúde.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma condição médica comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e está fortemente associada a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outras complicações graves.

A Pressão Arterial

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias enquanto o coração bombeia o sangue pelo corpo.

Em determinados momentos, o valor de pressão arterial pode aumentar devido a esforços físicos ou emocionais, e após a resolução dessas situações, é normal que os seus valores voltem aos níveis considerados normais. Com o avançar da idade a pressão arterial também aumenta.

A pressão arterial tem consequências negativas para a saúde quando se encontra elevada de forma crónica ou quando aumenta subitamente.

O que é a Hipertensão Arterial?

Quando a pressão arterial permanece consistentemente alta, é diagnosticada como hipertensão.

Define-se como hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9).

Quais os sintomas da Hipertensão Arterial?

É habitual dizer-se que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa porque na grande maioria das vezes não causa sintomas. Muitas pessoas vivem com pressão arterial elevada por anos sem saber, o que aumenta o risco de danos ao coração, cérebro, rins e outros órgãos vitais, podendo provocar sintomas como:

• dores de cabeça
  • tonturas
  • zumbidos
  • aumento dos batimentos cardíacos
  • dor no peito
  • falta de ar

Quais as causas da Hipertensão Arterial?

A hipertensão arterial pode ser causada por:

• stress
  • excesso de peso
  • ingestão excessiva de sal, açúcar ou de álcool
  • tabaco

Também pode ser causada por doenças ou determinadas condições, como:

• apneia do sono
  • doença renal
  • doença tiroideia e paratiroideia
  • contracetivos orais, descongestionantes nasais, fármacos dietéticos
  • gravidez
Infográfico Hipertensão Arterial
Infográfico Hipertensão Arterial – Clínica Vera Cruz

A Importância do Monitorização

Todos os adultos (≥18 anos) devem avaliar a sua pressão arterial nas visitas médicas, e deve ser registada no seu processo clínico.

Antes da avaliação da pressão arterial deve:

• evitar fumare consumir café
  • descansar na posição sentada pelo menos durante 5 minutos

Em todas as consultas de medicina do Trabalho é medida a tensão arterial do trabalhador.

A detecção precoce e a monitorização regular da pressão arterial são essenciais. As consultas médicas regulares são fundamentais para verificar a pressão arterial e discutir estratégias de prevenção.

Cuide da sua saúde cardiovascular, monitorize a sua tensão arterial regularmente.

saiba mais sobre a hipertensão arterial aqui

Se precisa de assegurar a saúde da sua equipa com uma equipa médica experiente fale connosco.