Saúde e Trabalho

COVID-19: Dossier para organizações

 COVID-19: Dossier para organizações

A ordem dos psicólogos tendo em conta a fase que atravessamos elaborou um dossier para gestores, departamentos de recursos humanos e trabalhadores (em teletrabalho e a trabalhar fora de casa), contribuindo assim para a promoção da saúde psicológica, do bem-estar e da produtividade laborais.

Assim, o objetivo deste dossier, direcionado a todas as organizações, é ajudar a atravessar esta fase tão desafiante e exigente, reunindo aqui um conjunto de recomendações, documentos e informação de apoio.

Desta forma, este dossier permitirá otimizar a intervenção e o contributo da organização junto dos seus colaboradores, bem como da sociedade em geral.

 

Recomendações gerais, para todas as organizações

 

Cuide da organização

  • Assegure o cumprimento da lei e das orientações emitidas pelas autoridades públicas de saúde, mantendo-se atualizado;
  • Fique atento às alterações temporárias de legislação laboral no âmbito da pandemia;
  • Ajuste os procedimentos e o funcionamento da organização de modo a contribuir para conter a propagação do vírus e reduzir o risco de contágio para colaboradores e clientes;
  • Ajuste a distribuição dos recursos humanos;
  • Procure saber o que têm feito outras organizações do seu ramo para adaptar e adotar as melhores práticas;
  • Antes de tomar uma decisão pondere vários cenários e avalie o respetivo impacto;

 

Cuide dos colaboradores

  • Reforce os canais de comunicação e mantenha a comunicação aberta;
  • Revele compreensão e preocupação com o bem-estar dos colaboradores;
  • Transmita segurança e motivação;
  • Mobilize os colaboradores para uma missão coletiva;
  • Envolva os colaboradores no processo de adaptação e planeamento de soluções;
  • Estabeleça objetivos de curto e médio prazo;
  • Desenvolva estratégias de promoção da colaboração entre colaboradores;
  • Incentive o respeito pelos momentos de pausa e descanso;
  • Combata o estigma e a discriminação.

 

Recomendações para organizações em trabalho presencial

 

As Organizações que mantêm trabalho presencial, devem:

  • Assegurar o cumprimento das medidas de higiene, etiqueta respiratória e distanciamento físico por parte dos colaboradores e dos seus clientes, criando condições para que esse cumprimento seja possível;
  • Monitorizar ativamente sintomas e sinais de alerta;
  • Ajustar as rotinas de higienização dos espaços e equipamentos;
  • Promover uma relação de confiança com clientes e fornecedores;
  • Reconhecer, valorizar e agradecer o contributo de cada colaborador.

 

Recomendações para organizações em teletrabalho

 

As Organizações que estão em regime de teletrabalho, devem:

  • Mobilizar os esforços e os equipamentos necessários para que seja possível realizar em teletrabalho todas as funções que a ele se adequem;
  • Confiar nos colaboradores, promovendo a sua autonomia e responsabilidade;
  • Reconhecer as dificuldades e desafios à adaptação ao regime de teletrabalho;
  • Aceitar e compreender que a produtividade em regime de teletrabalho não é igual à produtividade em regime presencial;
  • Promover reuniões à distância, mantendo o contacto digital com os colaboradores.

 

Lembre-se que é normal sentir ansiedade, medo ou frustração, mas procure cuidar de si e manter uma atitude positiva e de confiança.

 

Consulte aqui o dossier completo da Ordem dos Psicólogos.