Conheça as principais responsabilidades do Técnico de Segurança no Trabalho

O Técnico de Segurança no Trabalho é a peça chave para a segurança e prosperidade de uma empresa, contribuindo para o bem-estar, saúde e até mesmo para o sucesso financeiro das organizações.

O Técnico de Segurança no Trabalho atua em todos os tipos de empresa, independentemente da dimensão e número de trabalhadores, contribuindo diretamente para a produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores, mitigando riscos profissionais, ao mesmo tempo que ajuda as empresas a manterem-se em conformidade com a lei, evitando multas por incumprimento das obrigações legais.

A profissão de Técnico de Segurança no Trabalho possui uma série de responsabilidades que garantem a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, e que devem fazer parte da rotina de todas as organizações. Conheça aqui algumas das mais importantes:

1. Comunicar ao empregador e restantes elementos da empresa os riscos presentes no ambiente de trabalho e propor soluções para eliminá-los

O principal papel do TST é a prevenção, sendo este fator trabalhado através da análise minuciosa dos processos no ambiente de trabalho, avaliando e analisando os riscos de cada atividade. Esta análise inclui a sensibilização dos trabalhadores para os riscos existentes no local de trabalho e para as atividades perigosas existentes na empresa. A partir da informação recolhida, o TST irá propor medidas preventivas de forma a garantir que todo o trabalho é realizado de forma segura.

2.  Identificar e controlar o índice de acidentes de trabalho

Esta análise inclui um levantamento estatístico sobre os casos de acidentes ou doenças ocupacionais, avaliando a periodicidade desses eventos e propondo ajustes de forma a estimular a prevenção.

3. Assegurar a ergonomia e o bem-estar dos trabalhadores

Apesar dos acidentes de trabalho serem as principais preocupações de um gestor, deve ser também atribuída a mesma importância às doenças ocupacionais. É por isso que cuidar da ergonomia e bem estar geral dos trabalhadores é fundamental. A participação do TST dentro da empresa contribui para que a iluminação, as instalações e equipamentos estejam adequados a cada trabalhador. Assim, é possível evitar problemas relacionados com a visão, as LMERT (Lesões Musculo-Esqueléticas Relacionadas com o Trabalho) e até mesmo problemas emocionais, através da prevenção dos riscos psicossociais.

4. Sensibilizar o trabalhador para a importância do uso de EPI

O Técnico de Segurança no Trabalho assegura que em cada empresa a equipa dispõe do EPI necessário e adequado a cada atividade/posto de trabalho, ao mesmo tempo que garante que esse equipamento se encontra dentro dos padrões e requisitos da legislação vigente.

Cabe ainda ao TST sensibilizar os trabalhadores para a necessidade do uso de EPI e para o correto manuseamento de óculos, luvas, botas e capacetes de proteção, fundamentais para manter a segurança e saúde do trabalhador.

5. Promover a formação profissional de forma a sensibilizar o trabalhador e prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais

A formação Profissional, para além de obrigatória por lei, é uma ferramenta indispensável para que o trabalhador se mantenha informado e sensibilizado para os riscos existentes, formas de os mitigar e para promover uma verdadeira cultura de segurança dentro da empresa, prevenindo acidentes de trabalho e doenças profissionais. Assim, cabe ao TST desenhar um plano de formação anual que não só cumpra os requisitos legais, mas vá de encontro às reais necessidades da equipa.

6. Implementar programas de prevenção personalizados à medida de cada cliente

O TST implementa um programa de prevenção desenhado à medida de cada empresa tendo por base os riscos existentes e os processos produtivos existentes na organização. Este programa é reajustado constantemente, devendo ser implementado na empresa todas as medidas preventivas propostas.

Os riscos são caraterizados em níveis de gravidade e frequência, sendo recomendadas as medidas de implementação imediata e as oportunidades de melhoria. É um processo de melhoria contínua que deve ser realizado sempre em articulação com a gestão da empresa e contando com o envolvimento de todos os trabalhadores. O plano de prevenção implementado deve ser alvo de reavaliação constante, devendo o TST acompanhar os resultados e sugerir atualizações regulares aos procedimentos.

7. Acompanhar mudanças de layout, equipamentos e métodos de trabalho

O TST acompanha as mudanças na empresa em todas as esferas que interfiram de alguma forma com o trabalho desenvolvido. Isto poderá incluir um novo layout, a aquisição de novas máquinas ou equipamentos, ou ate a alteração de métodos de trabalho. Com base nestas mudanças será traçado um novo plano de prevenção adaptado e garantindo que apesar das mudanças são cumpridos igualmente todos os procedimentos padrão de segurança e higiene.

8. Fazer a articulação com entidades ligadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais

O TST é o elemento que faz a ponte entre as medidas implementadas em cada empresa e a intervenção das entidades oficiais. A presença de um técnico durante a análise de um acidente de trabalho ajuda a perceber as causas que estão na sua origem. Devido aos seus conhecimentos, esse O TST é o responsável por algumas etapas fundamentais deste processo, analisando as causas e ajustes dos procedimentos de forma a evitar acidentes futuros.

9. Desenvolver a abordagem preventiva em constante articulação com o Departamento de Medicina do Trabalho

Para além de todos estes fatores importa referir que o TST trabalha em articulação constante com o Médico do Trabalho no sentido de expor os riscos da organização e recomendar as devidas medidas para proteção da saúde e segurança. São então registadas as necessidades de cada posto de trabalho da empresa como, por exemplo, o EPI mais adequado a cada trabalhador ou os riscos ergonómicos do posto de trabalho, para que o médico do trabalho conheça o caráter de cada posto de trabalho e ajuste também a vigilância da saúde com base nessa informação. Desta forma, a saúde e a segurança andam de mãos dadas, de forma a assegurar a execução de todos os procedimentos dentro de cada empresa e propor soluções personalizadas que assegurem a segurança e saúde de todos os elementos da organização.

Se precisa de ajuda para garantir a saúde e segurança dos seus trabalhadores e da sua empresa contate-nos!