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Saúde Ocupacional: Factos e Mitos

03 de Junho de 2024

Já referimos anteriormente quais as vantagens da Saúde Ocupacional e de que forma uma boa gestão de SST pode contribuir para a produtividade e resultados das empresas. Contudo, continuam a persistir alguns mitos sobre esta área.  Vamos desmistificar aqui alguns destes mitos e relembrar alguns factos sobre a Saúde Ocupacional.

 

A Saúde Ocupacional não é exigida por lei

Mito!

Este é um dos maiores mitos relativamente à Saúde Ocupacional. Na verdade, em Portugal a Saúde Ocupacional é regulamentada por várias leis e regulamentos, com o objetivo de garantir condições de trabalho seguras e saudáveis para os trabalhadores.

O Decreto-Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, é um dos documentos legais mais relevantes neste contexto, uma vez que estabelece o Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, que estabelece claramente a responsabilidade dos empregadores em garantir a segurança e saúde no ambiente de trabalho, através da implementação de medidas de saúde ocupacional.

Uma pobre gestão da Saúde Ocupacional resulta em gastos para as empresas

Facto!

Segundo a EU-OSHABons níveis de SST são um bom negócio”. Uma saúde ocupacional deficiente pode resultar em custos significativos para as empresas, incluindo despesas médicas, aumento do absentismo, baixa produtividade, impacto na reputação da empresa, multas por inconformidade legal e impacto na qualidade do trabalho. Assim, investir em saúde ocupacional não só reduz estes custos, mas também promove um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo.

 

As empresas devem investir em Saúde Ocupacional apenas para cumprir a lei

Mito!

Embora seguir regulamentações seja obrigatório, a verdadeira excelência em saúde ocupacional vai além da conformidade legal, envolvendo a criação de uma cultura organizacional que valoriza e promove a segurança e a saúde dos trabalhadores. A saúde ocupacional é benéfica para todas as empresas, devendo ser encarada como um investimento para o crescimento e a manutenção das atividades da empresa e não como um custo obrigatório.

A comunicação entre empregadores e trabalhadores é crucial para a Saúde Ocupacional

Facto!

A responsabilidade pela saúde ocupacional é compartilhada por toda a organização, em que cada um tem um papel a desempenhar, incluindo gerentes, supervisores e os próprios trabalhadores. Esta colaboração é essencial para criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis

É vital criar um ambiente em que os trabalhadores se sintam à vontade para transmitir os riscos à saúde e segurança. Uma comunicação sincera e aberta facilita a identificação e correção de problemas mais rapidamente.  Relembramos que o empregador deve consultar por escrito, os representantes dos trabalhadores ou os próprios trabalhadores pelo menos duas vezes por ano sobre a SST.

 

A Saúde Ocupacional só se aplica a indústrias de risco elevado

Mito!

A saúde ocupacional abrange todos os setores e tipos de trabalho, desde ambientes de escritório até setores industriais e de construção. Todas as indústrias têm riscos ocupacionais, mesmo que em diferentes graus. A avaliação e gestão desses riscos é fundamental, independentemente do setor. Na verdade, muitas lesões e doenças ocupacionais resultam de exposições prolongadas a riscos mais subtis, como movimentos repetitivos, posturas inadequadas e exposição a substâncias químicas ao longo do tempo.

A prevenção é fundamental na Saúde Ocupacional

Facto!

A prevenção é a chave da implementação de políticas de saúde ocupacional. Isto porque é mais eficaz atuar face aos riscos à saúde ocupacional antes que estes causem danos. Avaliações de risco, exames médicos regulares, formação profissional e sensibilização para a necessidade de utilizar equipamentos adequados é essencial para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

 

A Saúde Ocupacional é relevante apenas para grandes empresas

Mito!

Empresas de todas as dimensões devem ter um programa eficaz de saúde ocupacional e todas irão retirar benefícios das medidas aplicadas. Medidas simples podem ser implementadas em pequenas empresas para melhorar as condições de trabalho e a saúde dos funcionários.

É importante referir que trabalhadores em regime de teletrabalho também enfrentam riscos à saúde, como problemas ergonómicos, stress e isolamento social, pelo que o empregador deve considerar a saúde ocupacional mesmo para aqueles que não trabalham fisicamente nas instalações da empresa.

 

A Saúde mental é parte integrante da Saúde Ocupacional

Facto!

Não existe saúde sem saúde mental. Por isso, os problemas de saúde mental, como stress e ansiedade, não são esquecidos na saúde ocupacional. Estratégias para identificar riscos psicossociais e promover o bem-estar mental no local de trabalho são fundamentais.

 

A Saúde Ocupacional não é relevante para trabalhadores jovens

Mito!

A saúde ocupacional é importante para trabalhadores de todas as idades. Jovens e adultos podem enfrentar diferentes desafios relacionados com o trabalho e estar expostos a determinados riscos profissionais. Por isso, as respetivas medidas preventivas podem e devem ser aplicadas em todas as faixas etárias.

 

A Ergonomia é crucial na Saúde Ocupacional

Facto!

A ergonomia é muito importante em todas as empresas e faz parte de um programa sólido de Saúde Ocupacional. O design adequado dos espaços de trabalho e a utilização de equipamentos ergonómicos são essenciais para prevenir lesões musculoesqueléticas e melhorar o conforto no trabalho, reduzindo a probabilidade de os trabalhadores virem a desenvolver doenças profissionais.

 

Estes são apenas alguns mitos e factos na área da Saúde Ocupacional. Cada empresa é única, por isso é importante adaptar as práticas de saúde ocupacional às características e necessidades e específicas de cada ambiente de trabalho, através de um diagnóstico inicial e de reavaliações periódicas frequentes

Relembramos que a saúde ocupacional é uma abordagem holística que abrange diversos aspetos, desde a saúde física até a saúde mental dos trabalhadores.

A saúde ocupacional envolve um trabalho contínuo que exige o envolvimento de todos os níveis da organização para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Só assim é possível implementar uma verdadeira cultura de SST nas empresas, da qual irão resultar benefícios significativos para as organizações e para os indivíduos.

Se precisa de ajuda na implementação de um programa eficaz de saúde ocupacional na sua empresa fale connosco.

 

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Sobre a Clínica Vera Cruz

A Clínica Vera Cruz é uma empresa prestadora de serviços externos nas áreas da Segurança e Saúde do Trabalho, devidamente autorizada perante a DGS (Direção Geral da Saúde), ERS (Entidade Reguladora da Saúde) e ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho). Somos a ponte entre a legislação em vigor e o sucesso da sua empresa.

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