Espirometria – Saiba em que consiste este exame complementar

Este exame complementar de diagnóstico é simples e não invasivo, sendo utilizado como um método fiável para detetar diversas doenças que afetam os pulmões.

O exame de espirometria é um teste de diagnóstico que permite avaliar os volumes respiratórios, isto é, a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, assim como o fluxo e o tempo, sendo considerado o exame mais importante para avaliar o funcionamento do pulmão.

A espirometria mede o volume de ar inspirado e expirado e os fluxos respiratórios resultantes de manobras inspiratórias e expiratórias máximas forçadas ou lentas.

Com este exame, ajustado à idade, ao sexo e à altura, é possível avaliar a função respiratória de cada pessoa usando um método não invasivo, indolor e com poucos riscos.

O espirómetro permite o diagnóstico/avaliação de doenças respiratórias como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), as bronquiectasias, a fibrose quística, a sarcoidose e a fibrose pulmonar.

Como é feito o exame?

Para o exame de espirometria, o paciente senta-se e respira para o bucal do espirómetro enquanto tem colocada no nariz uma pinça que impede o ar de sair por aquela via. O exame é feito em etapas: a pessoa primeiro inspira profundamente pelo bucal, depois prende a respiração por alguns segundos e, por fim, irá expirar o máximo de ar no menor período de tempo.

Preparação para o exame e contraindicações

O paciente não pode fumar nos sessenta minutos que o precedem, nem pode ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas prévias. Convém ainda não comer demasiadamente antes de fazer o teste, evitar o café, e não usar vestuário justo para poder respirar à vontade.

• Não fumar 1 hora antes do exame
  • Não beber bebidas alcoólicas até 24 horas antes
  • Evitar fazer uma refeição muito pesada antes do exame
  • Evitar ingerir café antes do exame
  • Não usar broncodilatadores nas últimas seis a oito horas antes do exame
  • Usar roupa confortável e pouco apertada

Esta preparação evita que a capacidade pulmonar fique afetada por outros fatores, que não uma possível doença.

A espirometria não é indicada em pacientes que sofreram enfarte agudo do miocárdio ou um AVC nos últimos dois ou três meses e em indivíduos com infeções pulmonares, como a tuberculose e a pneumonia.

Pode realizar o exame de espirometria na Clínica Vera Cruz. Contate-nos!