Saúde e Trabalho

Jornadas ERS – “Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde”

 Jornadas ERS – “Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde”

A Clínica Vera Cruz esteve pelo segundo ano consecutivo presente nas jornadas “Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde” organizada pela Entidade Reguladora da Saúde, realizada ontem, dia 27 de Setembro.

 

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou, ontem, dia 27 de setembro (quarta-feira) a segunda edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde.

Estas jornadas pretendem ser um espaço de reflexão sobre os direitos e deveres dos utentes dos serviços de saúde, essencial para a promoção da literacia em saúde e para a partilha de informação, orientação e apoio, não apenas aos próprios utentes, mas também aos profissionais de saúde e aos demais agentes que têm intervenção, direta ou indireta, no sistema de saúde.

As jornadas contaram com três painéis dedicados ao direito de acesso à saúde por cidadãos estrangeiros, publicidade em saúde e direito à informação.

A discussão em formato webinar, contou com a intervenção de representantes de diversas entidades públicas com competências nestas matérias, bem como de representantes de associações de prestadores de cuidados de saúde e de utentes, potenciando assim uma visão ampla e transversal sobre os principais problemas relacionados com o exercício dos direitos referidos.

Desde a publicação do documento Direitos e Deveres dos Utentes nos serviços de Saúde” em julho de 2021 existiram já seis atualizações ao documento, sendo a última a 24 de Agosto de 2023, no âmbito das alterações realizadas à legislação no que diz respeito à saúde mental.

Este é portanto um trabalho de melhoria contínua, em atualização constante com vista à melhoria do acesso aos cuidados de saúde e difusão de informação neste âmbito.

A Clínica Vera Cruz, sendo autorizada pela ERS para a prestação de cuidados de saúde no seu estabelecimento, esteve presente nestas jornadas uma vez mais, com o objetivo de acompanhar os desafios relacionados com os direitos dos utentes e com o compromisso claro de disponibilizar um atendimento de maior qualidade aos nossos clientes.

Pode consultar o programa aqui